terça-feira, 13 de abril de 2010

O comércio ilegal de animais no mundo


http://www.en.rian.ru/infographics/20100413/158558711.html

Pesquisadores debatem a criação de búfalos como alternativa à produção de carne e leite

Especialistas debateram, durante o último final de semana, em Botucatu, SP, a produção de carne e leite no Brasil. Segundo os pesquisadores que participaram do I Simpósio da Cadeia Produtiva da Bubalinocultura, a criação de búfalos representa uma opção em expansão.

O encontro foi realizado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, FMVZ, de Botucatu, e foi encerrado no último domingo, 11, na Fazenda Experimental Lageado.

Um dos objetivos do evento foi divulgar e a cadeia produtiva da bubalinocultura. A produção está em desenvolvimento e ganha cada vez mais espaço no cenário brasileiro. “A criação de búfalos surge como uma fonte interessante para atender a exigência crescente do mercado consumidor por alimentos com alto valor proteico.”, disse o professor André Mendes Jorge, do Departamento de Produção Animal da FMVZ.

As aulas foram ministradas por especialistas de diversas instituições como a Federação Americana dos Criadores de Búfalos, a Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, a Universidade de Passo Fundo, RS, e a FMVZ. Entre as atividades, foi realizada uma visita técnica ao Laticínio Búfalo Dourado e à Fazenda Santa Elisa, no município de Dourado, SP.
*Com informações da FMVZ Botucatu.


http://noticias.ambientebrasil.com.br/exclusivas/2010/04/12/53377-exclusivo-pesquisadores-debatem-a-criacao-de-bufalos-como-alternativa-a-producao-de-carne-e-leite.html

Polícia apreende 76 aves silvestres no Rio Grande do Norte

A Polícia Ambiental apreendeu 76 aves silvestres, neste fim de semana, em chácaras nas cidades de Ceará-Mirim (RN) e Rio do Fogo (RN). Os animais estavam sendo criados ilegalmente, sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os policiais também encontraram dois macacos-prego e uma espécie de lagarto. Segundo a polícia, os animais estavam em péssimas condições, sem água e comida, e em jaulas sujas.

A polícia ambiental já tem o nome dos proprietários dos animais, mas eles não estavam no local da apreensão. Os responsáveis devem responder por crime ambiental.

Os animais foram encaminhados ao Ibama. Depois de serem avaliados e recuperados, eles poderão ser devolvidos à natureza. (Fonte: G1)


http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/04/13/53463-policia-apreende-76-aves-silvestres-no-rio-grande-do-norte.html