quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pinguins sem-teto são enviados do Rio para aquário dos EUA

Treze pinguins-de-magalhães embarcaram no sábado (12) em um voo da Korean Air rumo aos EUA. Estão sendo transferidos do Zoológico de Niterói, onde vivem desde julho passado, para o Aquário de Monterey (Califórnia).

Na nova casa, com temperatura bem mais amena e instalações adequadas, os pinguins passam a integrar uma exposição sobre os efeitos do aquecimento global, dos quais são vítimas, afirmam os cientistas.

Para o voo de 11 horas, os animais foram acomodados num espaço climatizado da parte dianteira da aeronave, uma espécie de classe executiva da área de carga. Na escala em São Paulo, comeram 10 kg de sardinha fresca.

Para matar o tempo antes do embarque, tiveram à disposição uma piscina com água e gelo, em um hangar do aeroporto de Guarulhos.

Escapar ao calor do verão no Rio, com temperaturas que beiram os 40 graus Celsius, é para poucos. No caso, graças a um convênio entre o zoológico brasileiro e o aquário americano. O aquário pediu apenas 20 animais. Os outros sete foram levados em viagens anteriores.

O destino mais comum para os pinguins que aparecem nas praias do Rio de Janeiro é a morte. Em 2009, o Zoológico de Niterói, para onde são levadas as aves recolhidas pelo Corpo de Bombeiros no Estado, recebeu cerca de mil indivíduos. Morreram 700.

Ano passado, a instituição recebeu 48 e morreram quase todos. Além dos 13 enviados agora para os Estados Unidos, restam apenas três. (Fonte: Marcelo Bortoloti/ Folha.com)


http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/02/16/66488-pinguins-sem-teto-sao-enviados-do-rio-para-aquario-dos-eua.html

Ativistas boicotam empresa que faz remédio com bílis de urso na China

Ativistas que condenam a crueldade com animais têm se manifestado na internet contra uma empresa chinesa que retira o bílis de ursos mantidos em cativeiro para produzir medicamentos. Os protestos contra a Gui Zhen Tang Pharmaceuticals Company se intensificaram depois de circularem notícias sobre a intenção de empresa em se lançar no mercado de ações.

A companhia transforma a bílis de ursos negros asiáticos em pó. O medicamento serviria para curar doenças relacionadas aos olhos e ao fígado. Regular e legal na China, o processo exige pequena intervenção cirúrgica no animal, o que causa “sofrimento físico e psicológico em milhares de ursos na China”, diz em nota o grupo ativista Animals Asia.

Internautas em toda a China espalham a notícia em blogs e sugerem um boicote aos produtos da empresa farmacêutica, baseada na província de Fujian, para tentar impedir a entrada da marca no mercado de ações.

A Gui Zhen Tang não comentou a reação dos ativistas nem deu detalhes sobre a abertura de capital em seu site, mas afirmou ser a maior empresa do ramo no sul do país. Segundo o comunicado, cerca de 400 ursos são mantidos em cativeiro atualmente, mas a empresa pretende expandir o número de animais para 1.200.

A nota também afirma que a companhia usa “métodos avançados e civilizados” para extrair o bílis dos ursos, sem a necessidade de usar tubos. “Essa é a primeira vez que vemos tantos chineses protestarem contra esse tipo de indústria”, disse Zhang Xiaohai à Reuters, diretor de assuntos externos da Animals Asia. (Fonte: Globo Natureza)


http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/02/17/66531-ativistas-boicotam-empresa-que-faz-remedio-com-bilis-de-urso-na-china.html

Baleeiros japoneses suspendem atividades na Antártida, diz agência

Baleeiros japoneses suspenderam atividades na Antártida em consequência de pressões de grupos de defesa do meio ambiente e estudam a possibilidade de concluir antes do previsto a missão anual, anunciou nesta quarta-feira (16) a Agência de Pesca do Japão.

Ativistas da organização não governamental (ONG) de defesa do meio ambiente Sea Shepherd Conservation Society perseguiram por meses a frota para tentar impedir a caça das baleias.

Tatsuya Nakaoku, funcionário da agência de pesca, afirmou que o navio-fábrica Nisshin Maru, que foi perseguido pela Sea Shepherd, suspendeu as operações em 10 de fevereiro para garantir a segurança da tripulação.

“Estamos estudando a situação, incluindo a possibilidade de encerrar a missão antes”, disse Nakaoku à AFP, confirmando informações da imprensa, mas fazendo questão de afirmar que “nada foi decidido até o momento”.

A agência de notícias Jiji Press informou que o governo considera ordenar o retorno da frota antes do previsto. A missão anual geralmente prossegue até meados de março.

O Japão alega que a caça das baleias é “científica” em uma área do Oceano Antártico, determinada como protegida pela Comissão Baleeira Internacional (CBI).

Em 1986, entrou em vigor uma moratória que proíbe a caça com fins comerciais. Desde então, quase 40 mil baleias foram caçadas no mundo por países que não aceitam a proibição, sob o pretexto das caças científica e tradicional, autorizadas com cotas limitadas pela CBI. (Fonte: G1)


http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/02/17/66533-baleeiros-japoneses-suspendem-atividades-na-antartida-diz-agencia.html

Leões resgatados de circos na Bolívia são levados aos EUA

La Paz, 16 fev (EFE).- Os 25 leões resgatados nos últimos três meses de circos na Bolívia foram transferidos nesta quarta-feira em um avião para um santuário natural no Colorado (Estados Unidos), por uma organização britânica.

Uma fonte do grupo Animal Defenders International (ADI) disse à Agência Efe que um avião de carga de uma filial da Força Aérea Boliviana decolou com os animais do aeroporto de Viru Viru, na cidade oriental de Santa Cruz.

"Toda a equipe está contente porque a operação é um sucesso; não houve incidentes com os animais", disse a fonte.

Os leões viajam em caixas construídas para a operação.

A presidente do ADI, a britânica Jan Creamer, disse à Efe que é a primeira vez que se transfere esse número de leões de um país a outro em um avião, já que o único fato parecido, na Europa, envolveu 23 felinos e o transporte se deu por estrada.

Os leões voarão primeiro à cidade americana de Denver e depois serão levados por estrada ao Wild Animal Sanctuary, o maior e mais antigo refúgio de animais dos EUA.

Os 25 leões, incluindo três filhotes, foram resgatados nos últimos três meses pelo ADI na Bolívia, como consequência de uma lei aprovada pelo presidente boliviano, Evo Morales, em julho de 2009, que proíbe o uso de animais em circos por considerar que esses espetáculos são "atos de crueldade".

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/02/16/leoes-resgatados-de-circos-na-bolivia-sao-levados-aos-eua.jhtm