sábado, 22 de maio de 2010

Em Patos: Animais são abandonados no hospital veterinário para o sacrifício

Abandonar cachorros e gatos no hospital veterinário no campus da UFCG em Patos para serem sacrificados, é uma prática constante que já foi denunciada várias vezes por alunos e profissionais daquela instituição.

De acordo com o médico veterinário, Pedro Izidro, diretor do hospital, as pessoas criam um animal de estimação e quando esses animais adoecem muitos proprietários procuram o hospital veterinário para sacrificar. “ Nós estamos aqui para tratar e não pra sacrificar e essas pessoas que só nos procuram para o sacrifício nós não atendemos ” destacou Izidro, que acrescentou dizendo que o hospital não pode desempenhar a função de Centro de Zoonoses a quem compete fazer a eutanásia.

A reportagem do patosonline procurou a Prefeitura de Patos, uma vez que a construção de um Centro de Zoonoses foi anunciado como obra do programa “Patos Pra Frente” e, obteve a informação do secretário adjunto de infraestrutura, Marcondes, que uma equipe do Ministério da Saúde esteve em Patos inspecionando o local (vizinho ao parque de exposição). Marcone disse que o projeto foi aprovado, o recurso encontra-se na Caixa Econômica Federal e que o prefeito Nabor Wanderley está em Brasília buscando apenas a liberação junto ao Ministério.

A cosntrução do Centro Zoonoses possibilitará um maior controle dos animais que vivem soltos pelas ruas do município. Com isso, se diminui o risco de doenças, já que os animais são vetores de muitos contágios para o ser humano.

Jamersom Ferreira


http://patosonline.com/interna.php?modulo=publicacao&codigo=11495