sexta-feira, 6 de junho de 2008

Fundo do mar: 200 mil km² estão mortos, diz ONG

Cerca de 200 mil km² de fundo do mar estão praticamente mortos, quase quatro vezes mais que há 13 anos, segundo um relatório apresentado hoje em Hamburgo pelo Fundo Mundial da Natureza (WWF, na sigla em inglês) por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em 8 de junho।


"Estamos utilizando os oceanos como aterro de lixo e estamos lhes tirando o ar para respirar. As principais ameaças para os mares são a pesca predatória, a mudança climática e a falta de oxigênio", disse o autor do relatório, Jochen Lamp.

O mar com a maior superfície "morta" é o Báltico, com um total de 42 mil km², e até 90 mil km nos piores momentos de crise, mas no Golfo do México, no Mar Negro e no Adriático também há grandes regiões de fundo marinho asfixiado, principalmente pelos vazamentos de pesticidas.

A asfixia ocorre através das águas dos rios, que transportam grandes quantidades de fósforo e nitratos até os oceanos. Estes adubos impulsionam o início do crescimento da flora marinha e das algas, mas acabam provocando a extinção dos organismos e a falta de oxigênio. Os peixes morrem ou acabam fugindo para outras regiões.

"Antes, o Mar Báltico era de águas claras. Hoje, está turvo e muito fertilizado, apesar de toda tentativa para salvá-lo. A limpeza dos mares deve, portanto, se tornar prioridade de todos os governos ribeirinhos", afirmou Lamp, que acrescentou que o Báltico possui hoje quatro vezes mais fósforo e nitrogênio que há 100 anos.

As conseqüências da asfixia dos mares são dramáticas não só do ponto de vista ecológico, mas também econômico, pois representa o fim da pesca e, portanto, do sustento de muitas pessoas, acrescenta o WWF, que pediu à União Européia para suspender os subsídios à agricultura convencional para frear a hiperfertilização dos mares.

EFE

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2932693-EI299,00-Fundo+do+mar+mil+km+estao+mortos+diz+ONG.html

Ursos "mendigos" pedem comida a motoristas na Rússia

da Ansa, em Moscou

Assim como os mendigos nos semáforos, uma família de ursos do norte da ilha de Sakhalin, no extremo oriente da Rússia, desenvolveu o hábito de pedir comida aos motoristas que passam por uma estrada, informou a agência Itar-Tass.

Segundo a agência, trata-se de uma família com um casal de ursos, de cerca de 700 kg cada um, e dois filhotes.

Os ursos estão a alguns quilômetros da cidade de Nogliki, ao longo de uma estrada, e tentam parar os automóveis para pedir comida.

De acordo com especialistas, apesar da abundância de alimentos na floresta, os ursos estão viciados em pedir. Uma das hipóteses é que algum motorista tenha lançado comida para eles alguma vez e assim os animais tenham se habituado a pedir alimento, em vez de procurá-lo.

A guarda civil preocupa-se com a segurança das pessoas que passam pela estrada, já que a caça ao urso é proibida na ilha e a espécie se multiplicou।

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u409642.shtml

Universidade nos EUA pesquisa vacina anti-rábica que dura sete anos

da Folha Online

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos deve resultar em uma vacina anti-rábica mais potente e cuja imunização pode durar sete anos. O estudo, promovido pelo Fundo Desafio da Raiva, é conduzido na Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Winsconsin, em Madison.

No Brasil, a vacina contra raiva é foco de campanha anual conduzida pelas prefeituras --em São Paulo, costuma ocorrer no mês de agosto. Cães e gatos acima de três meses devem ser vacinados.

A pesquisa mostrará se a vacina desenvolvida no laboratório da universidade oferece imunização em cães por um período de sete anos. Nesse caso, as campanhas de vacinação poderiam ocorrer em um intervalo maior (nos Estados Unidos, ocorrem a cada três anos na maioria dos Estados).

Os cientistas querem chegar a uma fórmula que também diminua os possíveis (apesar de raríssimos) efeitos colaterais das vacinas atuais, como convulsões, bolhas, tumores no local da aplicação e até óbito.

Atualmente, há 14 vacinas para cães disponíveis no mercado. Os resultados finais da pesquisa só devem sair em 2015.

Contágio

A raiva se contrai por contágio direto --mordidas, arranhões, lambidas--, entre os animais e de animais para humanos. Além de cães e gatos, mamíferos como morcegos também podem ser infectados.

A raiva humana não tem cura. A única maneira de evitar a morte é, logo depois de ser atacado --e antes do aparecimento dos sintomas (fotofobia, incapacidade para engolir, agitação, febre e rigidez muscular)--, ir a um posto de saúde para receber a vacina. São necessárias até 13 doses.

O animal deve ficar sob observação --a doença mata o animal em até dez dias।

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u409562.shtml

Alagoas: Deputado quer proibir espetáculos com animais

Deputado Jeferson MoraisAs denúncias de maus tratos com animais de
circo estão com os dias contados no Estado. É o que pretende o
deputado Jeferson Morais (Democratas). Ele apresentou projeto de lei
na Assembléia Legislativa, através do qual ficam proibidas todas as
apresentações circenses com animais selvagens, a exemplo de macacos,
elefantes, tigres e leões, entre outros.

A proposta de Morais foi lida em plenário e deverá ser encaminhada
para as comissões temáticas, a fim de receber parecer. "Ainda não
conversei com os colegas das comissões, mas acredito que não haverá
problema na tramitação da minha proposta", avalia Morais. Ele também
justifica a iniciativa para apresentação do projeto de lei. "Tenho
visto alguns vídeos de treinamento para esses animais. Os animais são
condicionados sob muito sofrimento e os espetáculos de circo não
precisam expor esse sofrimento para ter público. O artista de circo é
muito rico na sua criatividade", justificou o parlamentar.

Questionado sobre a possibilidade de a matéria ser aprovada e não ser
cumprida por falta de fiscalização, o parlamentar foi enfático: "serei
o primeiro e mais ferrenho fiscalizador."

O projeto de lei deverá ser apreciado pela comissão de Constituição e
Justiça na próxima semana, quando será designado relator para a
matéria. Em seguida, será encaminhado para votação no plenário da
Assembléia. No caso de aprovação, a matéria segue para ser sancionada
pelo governador.

Fonte: ALE
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Pol%EDtica&vCod=47939
http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=289&Itemid=89

Proteste Já: cães de Guaraniaçu ameaçados pelo governo municipal

O site do "Correio do Povo do Paraná" de Laranjeiras do Sul, Paraná -
De 06/06/2008 a 10/06/2008 - Ano 17 - Edição 901 informa sobre a
proliferação de animais em Guaraniaçu. Mais uma vez a solução
encontrada é levar os animais para um canil.
Proteste já...
Vamos escrever para o site propondo campanhas de esterilização e posse
responsável de animais, preenchendo formulário em
http://www.jcorreiodopovo.com.br/faleConosco.php
******************************
*************
» Guaraniaçu:
Número de cachorros preocupa população

Um fato está chamando a atenção dos moradores de Guaraniaçu: o aumento
no número de cachorros soltos pelas ruas. Embora não exista
levantamento oficial do município, o crescimento é visível.
O motivo do aumento de animais soltos é o abandono dos cães, a
procriação acontece naturalmente. Por outro lado o município não tem
muitas opções para solucionar o problema, uma vez que não conta com
estrutura suficiente como canil, carrocinha, tratador e veterinário
disponível para atender este tipo de ocorrência.
Conforme o secretário de Administração Luiz Zaniolo a prefeitura irá
buscar solução nas próximas semanas para resolver o problema. Eles
devem buscar informações junto aos municípios que possuam canil
adequado para abrigar estes animais.
http://www.jcorreiodopovo.com.br/exibeMateria.php?codMateria=5440

Precisam de um lar - Curitiba-Pr

Estes cães vivem na rua da minha casa, nós tratamos deles, fazemos o que está ao nosso alcance, mas sabemos que o ideal para eles é um lar e não a rua.
Contato para adoção:
gimendhes@hotmail.com

Crianças trabalham em matadouros

Blitz do Ministério Público do Trabalho localizou jovens que mantinham contato direto com as fezes dos animais

Maioria das crianças e adolescentes trabalhava sem equipamento de proteção no corte de vísceras e abate do gado
PABLO SOLANO
DA AGÊNCIA FOLHA

Uma blitz do Ministério do Trabalho localizou crianças e adolescentes trabalhando em matadouros públicos de três cidades do interior do Rio Grande do Norte.

De acordo com a auditora fiscal Marinalva Cardoso Dantas, os jovens - cerca de 25 - tinham contato direto com as fezes dos animais ao trabalhar no corte de vísceras bovinas.

'São locais perigosos, com pessoas agressivas', disse. As blitze ocorreram em Nova Cruz, São Paulo do Potengi e João Câmara, localizadas a menos de 100 quilômetros de Natal, e foram resultado de denúncias feitas pelo Conselho Tutelar de Nova Cruz.

Segundo a auditora, que participou das ações, a maioria das crianças e adolescentes trabalhava com os pais nos matadouros e não usava equipamentos de proteção ao atuar no corte de vísceras, na limpeza e no abate dos animais.

Dantas disse ainda que muitos desses jovens estavam descalços, em contato direto com o sangue bovino no chão. Relatou casos de crianças e adolescentes que disseram gostar de beber o sangue dos animais.

As fiscalizações foram feitas às vésperas de feiras. Segundo a auditora, o trabalho começava a tarde e ia até a madrugada.

'No matadouro de João Câmara, assistimos às mortes mais brutais dos bois. O animal era puxado por uma corda por um adolescente, que lhe cobria os olhos com um pano e outro marretava a cabeça do animal, errando várias vezes, fazendo o animal gritar de dor', diz trecho do relatório do Ministério do Trabalho.

A primeira ação ocorreu há dois meses, em Nova Cruz. As cidades de João Câmara e São Paulo do Potengi foram visitadas na semana passada.

Relatórios das fiscalizações serão enviados para o Ministério Público, que deve instar as prefeituras a tomar medidas para acabar com a exploração do trabalho infantil.

A fiscalização afirmou que os matadouros devem ser interditados por não cumprirem regras mínimas de higiene.

Fonte: Folha de São Paulo

Desenvolvida vacina contra flatulência de animais

Cientistas da Nova Zelândia alegam ter desenvolvido uma "vacina para flatulência", para reduzir drasticamente a quantidade de metano produzida por animais ruminantes como carneiros, gado, cabras e veados. Acredita-se que tais animais sejam responsáveis por mais da metade da emissão de gases causadores do efeito estufa, causando grandes problemas ambientais.


De acordo com o Telegraph, o ministro do Comércio do país Phil Goff, afirmou em uma reunião econômica em Paris que a solução está sendo estudada. "Nossa organização de pesquisa em agricultura completou um mapeamento do genoma que causa metano em animais ruminantes na semana passada e nós acreditamos que podemos fzer uma vacinação contra emissões da flatulência", disse Goff.

Esses animais produzem grande quantidade de gás por arrotos e flatulência, conforme seus estômagos digerem pasto. Na Grã-Bretanha, por exemplo, os animais são responsáveis por um quarto do gás metano produzido no país, mas em países com setor de agricultura maior, a proporção é elevada.

Na Nova Zelândia, 45 milhões de carneiros e 10 milhões de cabeças de gado emitiram cerca de 90% das emissões de metano do país, segundo o governo neozelandês.


Íbis-eremita se reproduz na natureza após 500 anos

Um íbis-eremita conseguiu nidificar e reproduzir-se em liberdade pela primeira vez em 500 anos no Parque Natural de Breña, na Serra do Retín, segundo um órgão do meio ambiente espanhol.


O íbis-eremita mede entre 1,25 a 1,35 m de envergadura de asas. Sua plumagem é predominantemente negra com reflexos púrpura e verde-metálico. A ave não possui penas na parte anterior da cabeça e na garganta.


Elite brasileira é ecologicamente inviável, diz ONG

LUCAS FERRAZ
da Folha de S.Paulo, em Brasília

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a organização não-governamental WWF-Brasil divulgou pesquisa em que alerta: se toda a população mundial adotasse padrão de consumo semelhante ao das classes A e B brasileiras, seriam necessários três planetas para suprir todos os recursos utilizados.

De acordo com a pesquisa, a elite brasileira tem hábitos insustentáveis ambientalmente e exercem uma má influência ao servir como modelo de aspiração de consumo para as classes emergentes. "Afinal, todos querem ter e consumir como as classes A e B", afirma Irineu Tamaio, coordenador do programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF.

Intitulado "Tendências e Hábitos do Consumo dos Brasileiros", o trabalho, realizado em parceria com o Ibope, tem o objetivo de despertar a sociedade e fazê-la pensar em mudanças nos hábitos e padrões de consumo, afirma o WWF.

O Ibope realizou a pesquisa em 142 municípios de todas as unidades da Federação, no período entre os dias 13 e 18 de maio. Foram entrevistadas 2.002 pessoas. A margem de erro, segundo o instituto, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Carro e banho

Uma parcela de 13% dos entrevistados diz que o carro é o único meio de transporte. E as classes A e B gastam mais tempo no banho, também --mais de 20 minutos, para 13%, segundo o levantamento do WWF. Samuel Barreto, coordenador do programa Água para a Vida do WWF, afirma que, se esse tempo fosse reduzido pela metade, poderia ser economizada água suficiente para abastecer, por um dia, uma cidade com mais de seis milhões de habitantes (o município de São Paulo tem 11 milhões).

"Isso, em uma projeção baixa, com um gasto por minuto de três litros de água por pessoa", disse. A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que cada habitante use 200 litros de água para higiene pessoal, o que não inclui apenas o banho. "As ações individuais, se comparadas em escala, têm impacto ambiental muito grande", completou.

O WWF, contudo, fez questão de ressaltar que não é contra o consumo em si, que ajuda a aquecer a economia. "É preciso mudar o hábito. A informação é muito importante, pois pequenas mudanças são essenciais para se chegar a um padrão sustentável", afirmou Denise Hamú, secretária-geral da organização.

Segundo ela, é preciso investir nas mudanças dos hábitos da população, principalmente quando se analisa padrão de consumo --cada vez mais crescente-- dos quatro principais países emergentes: Brasil, China, Rússia e Índia.

"Se continuarmos com esse modelo, chegaremos ao colapso", resumiu Irineu Tamaio.

Se toda a população mundial consumisse como a média dos cidadãos dos Estados Unidos, país que mais consome e que ocupa o topo da lista de nações insustentáveis do ponto de vista do consumo, seriam necessários cinco planetas.

Os EUA são, de longe, o maior emissor per capita de gases do efeito estufa. Em contrapartida, se todos adotassem o padrão da Somália, na África, sobrariam recursos naturais e não seria necessário nem ao menos um planeta --o índice seria de 0,22.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u409480.shtml


III Evento de DIREITO ANIMAL DA UNESP Rio Claro

Caso esteja visualizando essa mensagem sem as imagens, acesse:
www.veddas.org.br/UNESPRC120608.htm

III Evento de DIREITO ANIMAL DA UNESP Rio Claro

11 e 12 de Junho de 2008

Anfiteatro do IB

Entrada Franca a partir das 18h30

O uso dos animais no ensino,na pesquisa e o princípio da não violência

Transmissão ao vivo pelo endereço:

www.cevap.unesp.br/abertura.htm

Sala 2

Nome: “coloque seu nome”

Senha: cevap

III Evento de DIREITO ANIMAL DA UNESP Rio Claro

11 e 12 de Junho de 2008

Anfiteatro do IB

Entrada Franca a partir das 18h30

O uso dos animais no ensino,na pesquisa e o princípio da não violência

Transmissão ao vivo pelo endereço:

www.cevap.unesp.br/abertura.htm

Sala 2

Nome: “coloque seu nome”

Senha: cevap

INTERNICHE E LUIS DE ANDRADE MARTINI. A InterNiche (The International Network for Humane Education) é uma entidade que objetiva a educação com enfoque ético e de alta qualidade nas ciências biológicas, medicina humana e veterinária, promovendo a substituição dos experimentos em animais através de recursos alternativos ou métodos substitutivos. A InterNICHE é uma rede aberta e diversificada comprometida com estudantes, professores e ativistas, atua na defesa dos animais. Foi fundada em 1988 na Europa e transformou-se em referência internacional tanto na luta contra o sofrimento e a morte desnecessária de animais em testes e aulas, como no apoio à liberdade de consciência do estudante. A InterNICHE possui representantes em mais de 30 países no mundo.

Luís de Andrade Martini é psicólogo atuando na área de ensino, pesquisa, supervisão de estágios de alunos da pós-graduação ,comitês de capacitação profissional em associações especializadas de psicologia e psicoterapia, graduando em Ciências Biológicas pela USP e vegano. Atualmente desenvolve trabalhos relacionados a Defesa dos Direitos Animais representando a InterNICHEbrasil em eventos e é o idealizador e webmaster do site Educação Humanitária (www.educacaohumanitaria.org). Membro (convidado) do Grupo Estudantil de Tratamento Ético aos Animais (GETEA), membro do Grupo Vegetarianismo Ético Defesa Direitos Animais e Sociedade (VEDDAS). Sua participação no ativismo tem sido variada: manifestações,entrevistas concedidas em programas de TV, mídia impressa e autoria de artigos e trabalhos acadêmicos. Também, tem participado de debates e discussões sobre Direitos dos Animais com estudantes de universidades como UNIP,Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas entre outras.

LAERTE LEVAI

Promotor de Justiça na área de Direito dos Animais da Comarca de São José dos Campos. Formado em Direito e em Jornalismo. Ajuizou as pioneiras ações civis públicas contra o abate cruel nos matadouros, experimentação animal e os abusos aos animais de circo. Propôs a primeira ação penal contra organizadores de rodeios. Autor do livro: Direito dos Animais e várias teses institucionais “Alternativas a Experimentação Animal”, “Proteção Jurídica das Baleias”, entre outras.

TAMARA LEVAI

Tamara Bauab Levai é graduada em Ciências Biológicas pela UNIVAP Universidade do Vale do Paraíba, na qual desenvolveu pós-graduação em “Síntese Orgânica” (farmacologia).

Concomitantemente, cursa especialização em “Histologia” na Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo. Formou-se, também, em “Publicidade e Propaganda” em 1985, na Faculdade de Comunicação Social Gásper Líbero. É autora do livro: “Vítimas da Ciência Limites Éticos da Experimentação Animal”, da editora Mantiqueira, 79 páginas, 2001.

FELICIANO FILHO.

O Protetor dos animais: Como vereador em Campinas fez várias iniciativas, tais como: Derrubada do Projeto de Lei que permitiria rodeios em Campinas, Projeto de Lei que proíbe a prefeitura de enviar as Capivaras dos Parques Públicos municipais para criadores particulares, obrigando a prefeitura devolve-las ao seu habitat natural. Arquivamento do projeto de lei que determinava que os animais poderiam ser enviados para as universidades e sacrificados após o terceiro dia. Projeto de lei que proíbe o CCZ de Campinas de enviar animais vivos para estudo e pesquisa (cobaia, vivissecção). Projeto lei para diminuir maus tratos dos animais de tração.

Projeto de Lei que normatiza o destino de médios e grandes animais apreendidos pelo CCZ.

GEORGE GUIMARÃES é nutricionista e ativista pelos direitos animais.

Dedica-se à pesquisa, aconselhamento e consultoria em nutrição vegetariana em seu consultório e dirige a NutriVeg Consultoria em Nutrição Vegetariana, além de dirigir as duas unidades do VEGETHUS Restaurante Vegetariano, que promove cursos e eventos com o objetivo de difundir o veganismo. Também ministra cursos e palestras sobre o tema da nutrição vegetariana e veganismo em universidades e para o público em geral. Sua formação em nutrição vegetariana é composta em parte pela participação em congressos científicos e conferências no exterior. É docente da primeira disciplina de nutrição vegetariana na pós-graduação da UNASP e tem trabalhos publicados em revistas científicas de alcance internacional.

Seja no consultório, na colaboração em estudos científicos ou nos restaurantes que dirige, todas as suas atividades profissionais são voltadas para a difusão do veganismo. Desde 2006 dirige o VEDDAS, grupo que vem ganhando destaque no movimento de defesa animal.

LUIZ FABIANO SEABRA FERREIRA Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas

(2003) . Atualmente é Professor da Faculdades Integradas Módulo Caraguatatuba. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Corridas, Natureza, Aventura e Aventureiro, Heróis-Mitologia, Cooperativismo e Competição (Esportes). Estudante de filosofia Hindu e Shaivagama Yoga no Instituto Shaiva Yoga na cidade de São Paulo orientado pelo Acharya Orlando Alves.

http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=286&Itemid=89

CARTA AO FUTURO

Palestra proferida pelo Promotor de Justiça Laerte Levai durante o Encontro Nacional de Direitos Animais - Porangaba, São Paulo, em 04 de maio de 2008.

www.veddas.org.br/enda

CARTA AO FUTURO

Escrevo sem saber se esta mensagem será um dia lida por alguém ou mesmo se ela conseguirá vencer a barreira do tempo, porque o mundo do futuro tão incerto quanto desconhecido - soa ainda inimaginável aos nossos olhos aflitos. O que terá sido feito da Terra e dos animais? Os seres mais fracos continuarão sendo, no futuro, sistematicamente explorados? Ainda haverá leis para regular a sociedade humana? E nossos mais fiéis companheiros de jornada, por onde andarão? Que memória ficará da época em que se subjugava a natureza para atender a interesses econômicos diversos?

Restará alguma lembrança das criaturas perseguidas, abatidas e extintas pela espécie que se autodenomina racional e inteligente? E o sangue nos matadouros, que tinge de rubro a nossa consciência, ainda escorrerá impune? Haverá girassóis nesse mundo longínquo? Seja como for, seja onde for, esperamos que nesses dias futuros o respeito impere em relação a todos as criaturas, que a ética não tenha fronteiras e que a educação seja algo tão natural e espontâneo que supere a força da lei.

Porque o nosso tempo, bem sabem os filósofos, é ainda um tempo de injustiças e de desigualdades, que separa dominantes e dominados, que estabelece quem manda e quem obedece, que decide quem vive e quem deve morrer. Basta olhar para as matas devastadas, para a miséria das ruas ou para a realidade dos campos sem fim, na qual animais são perseguidos e explorados até o limite de suas forças.

Basta ver o que se esconde sob o véu dos espetáculos públicos, nas fazendas, nas arenas, nas jaulas e nos picadeiros. Basta enxergar o drama dos animais submetidos às agruras da criação industrial, aos horrores dos matadouros e às terríveis experiências científicas, dentre outras situações em que se lhes impinge dor e sofrimento. Este é o nosso tempo, tão bem retratado pela sensibilidade poética de Sophia Breyner:

"Este é o tempo

da selva mais obscura

Até o ar azul se tornou grades

E a luz do sol se tornou impura

Esta é a noite

Densa dos chacais

Pesada de amargura

Este é o tempo em que os homens renunciam"

Gostaria de consignar, na presente carta, um pouco das nossas falhas e contradições. Digo isso porque no Brasil vigora uma Constituição que veda expressamente a submissão de animais de atos cruéis. Essa lei, todavia, é vilipendiada e rasgada e todo instante. Não é preciso muito esforço imaginativo para constatar que muitas vezes as suas idéias não correspondem aos fatos. A maioria das leis brasileiras que se propõe a proteger os animais sucumbe diante da indiferença humana ou da crueldade institucionalizada pelo poder público.

A Lei de Proteção à Fauna estimula a caça de animais; a Lei do Abate Humanitário faz em seu texto concessões macabras, representadas por palavras terríveis: eletrochoque, corredor de abate, pistola de impacto, área de vômito, canaleta de sangria, etc; a Lei da Vivissecção legitima a tortura em nome de um suposto progresso cientifico, como se fossemos ingênuos o suficiente para acreditar que a ciência seja neutra ou que ela busca a paz. Nesse amplo cenário de servidão, seres sencientes tornam-se objetos descartáveis, peças de reposição, criaturas eticamente neutras.

O vocabulário jurídico do nosso tempo é igualmente cruel ao se referir aos animais: a lei brasileira, via de regra, considera-os propriedade, coisas de alguém, objetos materiais, recursos naturais ou bens de uso comum do povo. Como o Direito pode ser justo se, em nome de seus fins, retira dos animais o que eles têm de mais precioso?

Um célebre filósofo do século XIX, Arthur Schopenhauer, escreveu em ‘Dores do Mundo’ que a compaixão é uma das principais virtudes humanas, lembrando que uma mesma essência atravessa o céu, as águas, as florestas e os seres vivos, cuja existência é uma experiência fascinante e única:

"A suposta ausência de direitos dos animais, assim como o argumento de que nossa conduta em relação a eles não tem valor moral algum, é de uma ignorância revoltante".

É certo que nosso país, como poucas nações do mundo, estabeleceu a tutela dos animais como princípio constitucional. Apesar disso, a cultura, os costumes, os interesses científicos e econômicos transformam essa norma protetora em letra morta. A ideologia do consumo que se faz no Brasil contribui para a sistemática e incondicional exploração dos animais, mostrando que a nossa legislação tida como uma das mais avançadas do planeta convive com uma realidade bem diversa da que se preconiza no papel.

Homens do futuro, escrevo-lhes de um tempo sem limites, de um tempo de jaulas, de arpões, de correntes e de chibatas, de um tempo insano em que magarefes, no exercício de sua atividade brutalizada, apunhalam dezenas de vidas a cada minuto. Tempo de escravidão. De tortura. Tempo de chacinas em ritmo industrial. A chamada ‘cultura do churrasco’, mola propulsora da crueldade no agronegócio, tornou-se instituição nacional, apesar dos grandes latifúndios que poderiam ser utilizados no plantio de vegetais e grãos capazes de suprir as necessidades alimentares humanas. E pensar que, mesmo assim, gente ainda morre de fome no Brasil e em várias partes do mundo. Queremos o fim de tanta miséria.

A história das lutas pela libertação, ao superar as barreiras do preconceito, demonstra que os grandes movimentos de transformação social começaram sempre com pequenos gestos libertários e idéias de alguns raros e loucos que ousaram sonhar. Sabemos que todo movimento de quebra de paradigmas passa por três fases, na seguinte ordem: ridicularização, tolerância e aceitação. Em que fase estaremos? Quero crer que na fase intermediária, caminhando para uma libertação que esperamos se concretize no futuro.

Ainda próximo de nosso tempo, na India, um líder pacifista clamou por piedade por todos os animais vítimas da tirania humana, certo de que eles não têm forças para nos resistir. Esse homem, chamado Mahatma Ghandi, morreu assassinado pelas mãos da intolerância. Pena que em nosso tempo ainda não se conhece o verdadeiro significado da Ética, porque interesses humanos dos mais diversos desnaturam esse conceito a ponto de transformá-lo em uma palavra vazia de sentido.

Outra grande personalidade do século XX, que cantou o amor ao imaginar um mundo mais pacífico para todos, também não resistiu ao treslocado gesto reafirmador de uma cultura permeada pela violência. Morto John Lennon, suas canções viverão sempre dentro de nós.

Assim escreveu o sociólogo Roberto Gambini, ao refletir sobre a condição dos animais inseridos em nosso perverso sistema antropocêntrico:

"Sem defesa, sem voz e sem protesto, os animais vão sumindo, um a um, abatidos, baleados , encurralados em becos sem saída, banidos até os limites dos campos habitáveis. Antes que tudo se perca, é necessário acordar do pesadelo para que possamos continuar sonhando. Trabalhar com o inconsciente, compreender a verdade profunda dos instintos e da alma, perceber a presença do divino dos olhos de um animal. Essa talvez seja a última utopia pela qual ainda possa valer a pena dedicar uma vida de estudo e trabalho"

Aprendemos, afinal, que há uma essência única entre todos os seres vivos, que a inteligência não é privilégio da espécie humana, tampouco a capacidade de experimentar dores e sofrimentos. Aprendemos também, com Cesare Goretti, autor do pioneiro ensaio jurídico intitulado "L’animale quale soggeto di diritto", que "o homem possui, a um só tempo, deve legal e moral para com os animais".

Já para Piero Martinetti, segundo os comentários de Alessandro di Chiara no prefácio de ‘Pietá verso gli animali", "a dor dos animais assim como o sofrimento dos inocentes testemunha o mistério da existência e ao mesmo tempo revela o aspecto trágico da realidade, na qual o problema do mal confirma a maldade e a aparência do mundo fenomênico. Diante dessas insuperáveis dificuldades que assinalam a vida, Martinetti propõe uma moral superior, na qual a justiça e a caridade orientem o homem além de uma Ética baseada em um fundamento religioso. Por esse motivo, a piedade representa, para ele, o verdadeiro símbolo da união que deve ocorrer entre o homem, a natureza e os animais".

Grandes filósofos dos direitos animais surgiram em nosso tempo. O primeiro, Peter Singer, ampliou o princípio da igualdade de interesses; o segundo, Tom Regan, atribuiu direitos a todos os sujeitos-de-uma-vida; o terceiro, Gary Francione, mostrou os fundamentos abolicionistas da verdadeira libertação. Os direitos animais, aqui no Brasil, encontram sua maior expressão no trabalho filosófico de Sônia Felipe, cujos alunos têm a missão de levar nossa causa para o futuro.

Porque acreditamos em mudanças, porque não queremos mais compacturar com a mentalidade especista que está impregnada em nossa sociedade e porque sabemos que se trata de uma questão de justiça, decidimos enfim nos reunir. De 1 a 4 de maio de 2008, em um ponto eqüidistante entre o Atlântico e o Pacifico, ao Sul do Equador, em um sítio de uma pequena cidade do interior paulista, aqui estamos todos juntos para traçar os rumos do movimento abolicionista em favos dos animais.

Buscando sonhar novas utopias, em um país ainda debutante no exercício das liberdades, começamos a articular um movimento capaz de ultrapassar nossa última fronteira ética e, assim, reconhecer em plenitude os direitos dos animais. Ousamos lançar ao solo as sementes de uma nova conciência e juventude, para que no futuro elas frutifiquem em favor de todos os seres vulneráveis que precisam de nossa ajuda. Cada participante deste encontro torna-se, assim por dizer, um semeador.

Sabemos que o caminho para a libertação animal não está nos discursos na ONU, nem nos tratados ou convenções internacionais, nem nas leis positivas que traduzem clara ou dissimuladamente intenções humanas egoístas. Depende, sim, de mudanças interiores. Isso explica porque a Ética e a Moral , como atividades de reflexão, precisam estar sempre acima do Direito. E o Direito não deve ser considerado como mero instrumento de controle social, que garante interesses particulares e divide bens, mas um caminho para a retidão, para a virtude, para a solidariedade, para a paz. Sem o reconhecimento dos direitos animais, a justiça torna-se injusta.

Amigos do futuro, nestes tempos de perplexidade e de indiferença pela vida, faço questão de ressaltar que há dissidentes no sistema, pessoas que ousaram desafiar o modus vivendi, que ainda têm a capacidade de acreditar em mudanças e que, dia após dia, lutam por elas. Podemos dizer que, em meio a este tempo de incertezas, ainda há quem expresse seu inconformismo em face à barbárie institucionalizada perante a qual a maioria das pessoas permanece cega, surda e muda.

Por isso quero deixar registrado, nesta carta, a alegria de conhecer gente que ainda tem a capacidade de se indignar. Este auditório, repleto de idealistas, vegetarianos, veganos e ativistas, é a maior prova disso. Todos os participantes deste célebre encontro tornam-se fundamentais no atual momento político. Que no futuro, não muito distante, sejam colhidos os frutos desse trabalho. George Guimarães, ativista pelos direitos animais e organizador do 1º ENDA, é uma dessas pessoas. Porque sua luta é toda ela empenhada à causa dos animais, uma causa digna, uma causa justa, uma causa que talvez represente a última das utopias pelas quais se vale a pena viver.

Provavelmente todos o que se reuniram aqui, nestes dias frios e chuvosos, têm um ideal comum: decretar o fim da exploração dos animais. Inconfidentes contemporâneos, não apenas inconfidentes mineiros, mas inconfidentes paulistas, baianos, catarinenses, cariocas, goianos, paranaenses, cearenses, gaúchos, capixabas, enfim, representantes de todo o país em busca de tempos melhores para os animais.

Por isso ora reafirmamos, ao presente e ao futuro, o nosso ideal de buscar mudanças, mudanças tão necessárias quanto urgentes, na esperança de que todos possam um dia viver em paz, compartilhando um mundo menos cruel e menos injusto.

Como mesnsagem de despedida aos nossos pósteros, evoco uma frase do grande militante revolucionário do século XX, um homem que percorreu a América com seu sonho de liberdade e que, a exemplo de outros grandes mártires do nosso tempo, perdeu a vida em prol de seus ideais.

Seu nome é Ernesto Che Guevara: "Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros".

Porangaba, 04 de maio de 2008.

Laerte Levai

Elefante mata tratador e bloqueia estrada em Bangladesh

Elefante mata tratador e bloqueia estrada em Bangladesh
quinta-feira, 5 de junho de 2008 11:03 BRT Imprimir[-] Texto [+]
DACA (Reuters) - Um elefante de circo pisoteou até a morte seu
treinador no sudeste de Bangladesh e depois correu por uma rodovia,
assustando as pessoas, disse a polícia do país na quinta-feira.

Segundo as forças de segurança, tudo começou quando o treinador
atingiu o animal na cabeça com uma barra de ferro depois de o elefante
ter resistido a caminhar por sobre uma ponte, perto da cidade de
Barishal (280 quilômetros ao sul da capital do país, Daca), na
quarta-feira.

O elefante integrava um grupo de três animais dessa espécie que era
levado para realizar uma apresentação em um circo, disse o chefe de
polícia.

Após esmagar o treinador, o elefante descontrolou-se e saiu correndo
por uma estrada, onde o trânsito ficou interrompido por mais de duas
horas até que o animal fosse preso a correntes.

Cerca de cem dos 400 elefantes de Bangladesh vivem em cativeiro, sendo
utilizados por circos, agências de trabalho e madeireiras legalizadas.

Em média, cerca de 20 pessoas são mortas por elefantes selvagens no
país, todos os anos, um número que vem aumentando devido à devastação
das florestas.

(Reportagem de Nizam Ahmed)

(c) Thomson Reuters 2008 All rights reserved.

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRB28677620080605
http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=284&Itemid=89