quinta-feira, 2 de junho de 2011

Construção civil remove 12 mil árvores em 4 meses em SP

Nos primeiros quatro meses de 2011, São Paulo perdeu 12.187 árvores, o que representa 80% da área verde do parque do Ibirapuera. São, em média, 100 cortes por dia. Na maioria dos casos, a remoção é feita por empreiteiras para dar lugar a novos prédios e condomínios.

As ações sempre contam com autorização da prefeitura, segundo o “Estado de S. Paulo”. Ainda há cortes realizados após solicitações de moradores ou remoção de árvores mortas. No entanto, o último caso representa apenas 5% das retiradas.

Os dados são parte de um relatório elaborado pela Comissão do Verde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo. De acordo com vereadores, na maioria dos casos a obrigatoriedade de replantar mudas para compensar as remoções é ignorada ou executada irregularmente.

O documento também aponta falha na fiscalização por parte da prefeitura. O resultado do desmatamento pode ser observado em áreas que ganharam grandes condomínios. Na zona sul, bairros que eram separados pela mata, como Morumbi e Campo Limpo, são ligados agora por edifícios construídos em áreas que concentravam diferentes espécies de árvores.
Um dos principais projetos em construção na região, que já recebeu autorização da prefeitura, foi responsável pelo corte de 353 árvores.



São Paulo perdeu 12.187 árvores, o que representa 80% da área verde do parque do Ibirapuera.

Fonte: Metro