quarta-feira, 21 de maio de 2008

ઇ‍ઉ Camundongos gigantes ameaçam aves raras

Duas espécies de aves entraram na lista de mais ameaçadas, uma de albatroz e outra de pintassilgo
Duas espécies de aves entraram na lista de mais ameaçadas, uma de albatroz e outra de pintassilgo

Na diminuta ilha de Gough, localizada no Atlântico Sul, camundongos domésticos que cabiam na palma da mão estão de duas a três vezes maiores, sendo possivelmente os maiores camundongos no mundo. Eles se tornaram carnívoros, devorando filhotes de raras aves marítimas, incluindo algumas delas na lista de aves em extinção nesta semana.


Segundo o site do The Guardian, a ilha, pertencente à Grã-Bretanha, foi descoberta há 150 anos, é considerada a maior colônia de aves marinhas no mundo e abriga a procriação de 22 espécies. De acordo com os primeiros exploradores que estiveram no local, era quase impossível caminhar sem pisar nos ninhos de aves, que incluem espécies de albatroz, petrel e cagarra.

Os camundongos chegaram à ilha quando um barco pesqueiro, provavelmente britânico, levava os roedores que pularam do barco quando ele estava atracado em Gough. Agora há cerca de 700 mil espécimes no local.

Ameaça de extinção
Testemunhas do fenômeno dizem que os camundongos gigantes atacam à noite, sozinhos ou em grupo, roendo ninhos e os corpos dos filhotes de aves. Os pais, que nunca enfrentaram predadores, são incapazes de defender os pequenos dos ataques furtivos dos roedores.

Nesta segunda-feira, uma aliança global de grupos ambientalistas, a Bird International, afirmou que o camundongo mutante, que não têm predadores, estão completamente fora do controle e ameaçam extinguir diversas das mais raras espécies de pássaros.

Tanto albatrozes-de-Tristão, Diomedea dabbenena quanto Gough bunting, Rowettia goughensis, um pequeno pintassilgo que não existe em nenhum outro ponto do planeta, entraram para a lista de aves em estado crítico de extinção, o nível mais alto de ameaça.

Envenenamento
"As coisas estão piorando em Gough. Na presença dos camundongos, os albatrozes bunting não têm chance de sobrevivência. A única esperança para estas aves ameaçadas é a completa erradicação dos camundongos", afirmou um cientista da Royal Society for the Protection of Birds(RSPB), Dr Geoff Hilton, que estuda problemas de preservação em territórios britânicos, em entrevista ao Mail Online.

Estudos sugerem que cerca de 60% dos filhotes de aves de Gough morrem em seus ninhos, provavelmente por causa dos roedores. "É uma catástrofe. Os filhotes de albatroz pesam até 10 kg. Por ironia, eles se desenvolveram em Gough porque não tinham predadores mamíferos - e é por isso que eles são tão vulneráveis. Os camundongos pesam somente 35g; é como um gato atacar um hipopótamo", disse Hilton.

A RSPB sugeriu nesta segunda contratar helicópteros para jogar milhares de toneladas de veneno de rato na ilha. "Um estudo patrocinado pelo governo realizado com a Nova Zelândia, que erradicou camundongos de diversas ilhas, mostra que isso é possível. Os camundongos tomariam o veneno e iriam até seus ninhos morrer. Nós pensamos que isto pode ser feito facilmente e custaria cerca de 2,6 milhões de libras (cerca de R$ 8,4 milhões)", disse uma porta-voz da organização.

Com agências internacionais.


Nenhum comentário: