sexta-feira, 23 de maio de 2008

ઇ‍ઉ Encontro com pecuaristas vai discutir conservação da onça-pintada no Pantanal

O WWF-Brasil e o Instituto Pró-Carnívoros realizam no próximo dia 26 de maio, na Fazenda San Francisco, no município de Miranda (MS), o encontro Conservação da Onça-pintada e a Pecuária Pantaneira. O evento tem por objetivo apresentar projetos de conservação da onça-pintada ao setor produtivo da pecuária, entidades de pesquisa e órgãos governamentais.

No encontro, serão apresentados os mais recentes dados e as pesquisas feitas para conservação da onça-pintada no Pantanal, os projetos em andamento e perspectivas de futuro. Os participantes também vão conhecer experiências de pecuaristas que apóiam projetos de conservação da onça-pintada no Pantanal.

A programação inclui a apresentação do pesquisador Fernando Azevedo, do Pró-Carnívoros, sobre os projetos Gadonça e Onça Pantaneira e a visão do proprietário da Fazenda São Bento, Marcos Ermírio de Moraes. Ivens Teixeira, Analista de Conservação do programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil fará uma palestra sobre Certificação e Responsabilidade Socioambiental na Pecuária.

Os participantes também irão conhecer os resultados do Programa de Envolvimento de Pecuaristas do Pantanal e Conservação da Onça-Pintada, que será apresentado por Ricardo Boulhosa, da Wildlife Conservation Society (WCS). A programação inclui espaço para o debate e a participação do setor produtivo e das demais entidades presentes na definição de estratégias conjuntas para futuros projetos que possam minimizar o conflito entre a pecuária e a onça.

O projeto Onça Pantaneira

O projeto Onça Pantaneira é uma parceria do Instituto Pró-Carnívoros e do Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil voltado para a consercação da onça-pintada no Pantanal. O objetivo é utilizar o conhecimento científico para encontrar alternativas de produção sustentável nas fazendas das regiões pantaneiras que levem em conta a preservação do animal.

O projeto conta com recursos da Fazenda Real (filial São Bento) e do Departamento de Agricultura, Natureza e Qualidade dos Alimentos, vinculado à Embaixada dos Países Baixos. O trabalho é realizado pelo pesquisador Fernando Azevedo, do Pró-Carnívoros, organização não-governamental que desenvolve pesquisas sobre diferentes espécies de carnívoros em vários dos biomas brasileiros.

Nos próximos anos o pesquisador e sua equipe vão continuar os estudos sobre o comportamento das onças-pintadas do Pantanal para saber como elas vivem, os padrões de predação e outros dados sobre um dos mais belos animais da fauna brasileira. Essas informações serão usadas para desenvolver atividades de manejo nas fazendas de gado nas áreas do Pantanal onde são encontrados os felinos.

Espécie ameaçada de extinção e, ao mesmo tempo, emblemática das florestas brasileiras, a onça muitas vezes é considerada pelos fazendeiros uma ameaça, devido à predação do gado. Diminuir esse conflito é um dos objetivos do projeto, que busca entender melhor os diferentes fatores envolvidos na predação de animais domésticos e as possíveis formas de minimizar essas ocorrências.

Os resultados da pesquisa serão usados para sensibilizar os pecuaristas a encontrar alternativas de convivência pacífica que permitam a sobrevivência da espécie e o desenvolvimento da pecuária, principal atividade econômica da região.

A onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Suas presas naturais são animais silvestres como catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus. As crescentes alterações ambientais provocadas pelo homem representam as principais ameaças à população de onças, assim como o desmatamento e a caça às presas silvestres e às próprias onças.

A preservação da espécie é muito importante para a conservação da biodiversidade. Por ser um animal com necessidade de áreas grandes e preservadas para sua sobrevivência e por estar no topo da cadeia alimentar, conservar a onça-pintada é conservar o futuro de todos nós.

Onça Pantaneira
© Adriano Gambarin

http://www.wwf.org.br/index.cfm?uNewsID=13520

Nenhum comentário: