Exposição a chumbo no início da infância ou ainda no útero podem causar danos cerebrais que podem gerar comportamento criminoso, de acordo com estudos divulgados por pesquisadores americanos.
Segundo a Reuters, duas pesquisas mostraram que pessoas que tiveram contato que cresceram em locais com altos níveis de chumbo tiveram grande blocos de células crebrais faltando ¿ e também tinham muito mais chances de serem presos por crimes, principalmente violentos.
O efeito é tão forte que isso possa ter causado boa parte de crimes cometidos dentro de áreas urbanas mais isoladas, onde havia casas antigas, que receberam mais pintura à tinta com chumbo, segundo Kim Dietrich da Universidade de Cincinnati, no Estado de Ohio, que liderou um dos estudos publicados no site PLoS.
¿Há algumas informações que sugerem que de fato o chumbo tenho relação com crimes nas últimas décadas¿, disse Dietrich. Ela iniciou a pesquisa encontrando mulheres grávidas que moravam em bairros de Cincinnati que tiveram contaminações por chumbo entre 1979 e 1984.
Elas acompanharam as gestações e o crescimento das crianças, e relacionaram dados de níveis sangüíneos de 250 crianças e registros policiais. Aqueles que tiveram altos níveis de chumbo antes do parto e durante o início da infância tiveram maiores índice de aprisionamento que aqueles com níveis mais baixos da substância.
Cerca de 55 % das crianças agora crescidas tiveram foram presas pelo menos uma vez. "Com renda mais baixa, as crianças do subúrbio ficam mais vulneráveis à exposição ao chumbo" segundo Kim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário