Motoristas, borracheiros, lojas, frotistas, agora podem fazer o descarte correto do pneu velho. A cidade de São Paulo ganhou, nesta semana, mais cinco pontos de coleta e destinação do material.
A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre a prefeitura e a Reciclanip, da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), para implantar a coleta nas subprefeituras de Santo Amaro, Butantã, Vila Maria/ Vila Guilherme, São Miguel e Itaquera.
Nos locais, caçambas estarão disponíveis para o descarte do pneu, que será retirado e encaminhado para a destinação adequada. O material será reaproveitado no processamento da indústria de cimento, na fabricação de pó de borracha, artefatos, como matéria-prima para o solado do sapato, dutos fluviais, entre outros. O pneu também é usado para a fabricação de asfalto, proporcionando um aumento da vida útil da pavimentação das rodovias se seis para dez anos.
O pneu é volumoso e logo aparece nos lixões, mas gera outros problemas, além de ambientais. “Ele acumula água e contribui para a proliferação do mosquito da dengue”, alerta a gerente do Reciclanip, Renata Murad.
No Brasil, a entidade já distribui 311 pontos de coleta em 21 Estados.
Regulamentação
Desde 2002, a resolução 258 do Conama determina que os fabricantes de pneus sejam os responsáveis pela destinação final adequada de seus produtos. No início, a regulamentação obrigava as empresas a recolher um pneu para cada quatro produzidos, ou seja, 25% dos produtos fabricados.
A partir de 2005, a exigência passou a ser de 125%, ou seja, a reciclar cinco pneus a cada quatro produzidos.
Pontos de coleta nas subprefeituras, em São Paulo:
Santo Amaro: Rua Avenida Miguel Yunes, 581 – Jurubatuba;
Butantã: Rua Telmo Coelho Filho, 210 – alt. Km. 15,5, Rodovia Raposo Tavares;
Vila Maria/ Vila Guilherme – Pça Luiz Pizzotti, 14;
São Miguel Paulista – Rua Pires do Rio, 1349;
Itaquera – Rua Blecaute, 7.
http://www.ecoinforme.com.br/main_noticia.asp?id_noticia=2045&id_tipo_noticia=3&id_secao=27
Um comentário:
sou moradora de Perus na zona oeste e gostaria muito que esse projeto fosse aplicado aqui em Perus, porque como tem bastante área de mata, as pessoas descartam pneus em qualquer lugar e isso é muito prejudicial ao meio ambiente além de ser foco do vetor da dengue que gosta bastante desse tipo de criadouro.Ass:joelma vidal
Postar um comentário