sexta-feira, 15 de agosto de 2008

"Pandas da paz" chineses chegarão a Taiwan após 3 anos de espera

Taipé, 15 ago (EFE).- Dois ursos panda oferecidos pela China como gesto de paz e boa vontade chegarão a Taiwan no fim de ano, depois de três anos de espera, informou hoje o diretor do Zoológico de Taipé, Jason Yeh.


"Esperaremos até o fim do ano, porque nessa época o clima será mais estável", disse Yeh, após obter permissão governamental para a importação dos pandas.


Os dois ursos, chamados Tuan-tuan e Yuan-yuan, em alusão ao significado de "reunião", da palavra chinesa "tuan-iuane", foram dados ao então presidente do Partido Kuomintang, Lien Chan, durante visita à China em 2005.


O Conselho de Agricultura, durante o Governo independentista do presidente Chen Shui-bian, rejeitou a oferta chinesa alegando motivos operacionais.


Com a chegada ao poder do presidente Ma Ying-jeou, do Partido Kuomintang, o Conselho de Agricultura revisou sua decisão anterior e deu sinal verde à chegada dos pandas à ilha.


Políticos independentistas classificam o presente dos pandas como "Cavalo de Tróia", e como uma tática chinesa para mostrar uma face pacífica enquanto aponta milhares de mísseis para a ilha.


A opinião pública taiuanesa está dividida sobre a aceitação dos pandas, mas a maioria é favorável à chegada dos animais. EFE

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL724672-6174,00.html

Nenhum comentário: