quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Elefante e rinoceronte do Le Cirque voltam a Brasília

Os dois últimos animais do Le Cirque que estão no Mato Grosso do Sul voltam nesta quarta-feira (10/09) a Brasília. O elefante e o rinoceronte serão transportados para a capital federal após decisão do juiz Clorisvaldo Rodrigues dos Santos, da 1ª Vara Federal de Mato Grosso do Sul (MS). Eles vêm para o Zoológico de Brasília, onde já estão os outros 23 animais do circo. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu os bichos por maus-tratos quando a trupe se apresentava na cidade.

Os dois animais ainda não haviam voltado porque o elefante sofria de desgaste físico e o rinoceronte ocupa a mesma carreta de transporte. O juiz recebeu na segunda-feira (08/09) o relatório de um professor de veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) favorável a viagem dos bichos e decidiu autorizar a trasnferência, que deve começar até 24h após a decisão judicial, ou seja, nesta tarde. Os animais devem permanecer no Zoológico de Brasília até o julgamento do caso.

O transporte será feito pelo Le Cirque e terá escolta do Ibama. O Projeto GAP (Grupo de Apoio aos Primatas) se voluntariou a bancar os custos e vai pagar R$ 5 mil quando os animais chegarem a Brasília. O dono do circo, George Stevanovich, diz não ter recursos para bancar a transferência e o Ibama teria que esperar o processo de licitação, que demoraria pelo menos um mês, de acordo com coordenador da Divisão de Fiscalização de Fauna do órgão, Antônio Ganme.

Stevanovich garante que a viagem está sendo preparada e deve começar no início desta tarde, mas se mostra indignado com a decisão: "Juiz em Brasília não manda nada e aqui (em Mato Grosso do Sul), se eu não obedecer, vou preso. Assim é a Justiça brasileira".

Memória
O Le Cirque teve o alvará de funcionamento revogado pelo Ministério Público em agosto quando se apresentava em Brasília, após uma vistoria do Ibama constatar que os animais eram vítimas de maus-tratos. Em 12 de agosto, fiscais do órgão apreenderam dois chipanzés e um hipopótamo, que foram recuperados na Justiça pelo circo.

O Ibama preparou, então, um laudo detalhado que comprovava o mau tratamento e a Operação Arca de Noé foi preparada para reaver os bichos. Antes, porém, os donos do circo ficaram sabendo da ação e fugiram com todos os animais na madrugada de 15 de agosto, mas as carretas foram interceptadas em Mato Grosso do Sul. A viagem de volta a Brasília, feita às pressas com todos os bichos, menos o elefante e o rinoceronte, causou exaustão. Um pônei não resistiu e morreu e uma camela teve sinais de desidratação.
http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_13/2008/09/10/noticia_interna,id_sessao=13&id_noticia=31215/noticia_interna.shtml

3 comentários:

Anônimo disse...

O ''LE CIRQUE'' tratan de seus animais com muito AMOR E CARINHO eu falo isso pq eu olhei com os meus proprios olhos!é o problema é que as pessoas falam oque não sabem(eu garanto)



Sou da sede da REDE GLOBO do Rio de Janeiro é vou fazer uma materia fantastica com o LE CIRQUE que pra min e o melhor circo!a materia vai ser a melhor materia que a REDE GLOBO já teve.

CIRCO LEGAL TEM ANIMAL COM STZ.



A.S

giovana mendhes disse...

Que ótimo se realmente é assim e tomará mesmo que vc faça a matéria, teremos um prazer imenso em colocá-la aqui no blog, só pedimos para que qdo fizer a mesma saia do anonimato para que possamos colocar os créditos e parabenizá-lo (a) pela matéria e por provar que o circo em questão tem o amor e carinho descrito por vc no comentário.
Respeitamos a tua opinião, mas o blog CONTINUA defendendo e TEM CERTEZA de que circo legal NÃO tem animal!!!
Obrigado pela visita,
e aguardamos a tua matéria.

Atenciosamente,
Somos Todos Um

Anônimo disse...

Sobre o comentário do "Anônimo" que se diz da Rede Globo, peço a gentileza de:
1º)corrigir seus drásticos erros de português em seu egocentrico comentário que mais parece uma ameaça ou uma atitude desesperadora de tentar agir em benefício próprio, visto que esta questão já foi vista, falada e documentada e provada pelos mais competentes meios de comunicação, sobre a grande crueldasde que são submetidos os animais servis aos donos de Circos, que visando apenas sua fonte de lucro, cometem as maiores atrocidades aos pobres animais.
2º)O Sr."Anônimo", deveria se identificar, pois como anônimos, existem até Governadores, Artistas famosos e Embaixadores da República,(com todo meu respeito) pois é muito fácil falar ou escrever em anonimato, fazendo se passar por outrem e geralmente o fazem com nomes de pessoas poderosas com um único objetivo: persuadir,inibir ou coagir as pessoas contrárias aos seus propósitos. Identifique-se Sr.Anônimo, tenha esta dignidade ao menos e prove em que setor trabalha. Admiro os jornalistas de nosso País, pois todos assinam o que escrevem, mesmo não agradando à todos, mas tem o caráter de assumir o resultado de seu honroso trabalho.
3º)O Sr. garante que viu com seus próprios olhos que os animais são bem tratados e que o sr "garante", então pergunto como o Sr. consegue isto, indo lá como todos as pessoas vão e vendo apenas as divertidas músicas, o teatro, os palhaços, os domadores e seus animais obedientes ou o Sr.está lá o tempo todo, pois só assim p/ ver e sentir e poder afirmar o que garante, totalmente contrário o que foi visto e documentato por inúmeros meios de proteção animal sobre a imensa crueldade atras do pano, longe dos espetáculos em seu terrível cotidiano. Ou então resta realmente a única possibilidade de o Sr. "garantir" suas convicções: o Sr. deve trabalhar lá, pois só assim vendo-os o tempo todo, poderá afirmar como são tratados. E se o Sr. trabalha lá, está tudo explicado...não preciso escrever mais nada!
"OS ANIMAIS, COMO O SER HUMANO, SENTEM DOR, FOME, MEDO E SOLIDÃO"
"SE FOSSE AO CONTRÁRIO,SE VOCÊ FOSSE PRESO, AMORDAÇADO, FINCADO COM CHOQUES FERRO QUENTE, HUMILHADO,MACHUCADO,ETC, PRIVADO DE COMIDA, AMOR, LIBERDADE E DIGNIDADE, COMO VOCÊ SE SENTIRIA?"