sábado, 25 de outubro de 2008

Exploração de pedras ameaça reserva ambiental em MG

Impacto ambiental no parque dobrou nos últimos dois anos.
Dezesseis pedreiras foram embargadas esta semana.
A exploração de pedras no Parque Nacional Serra da Canastra, em Minas Gerais, ameaça uma das mais belas reservas ambientais do Brasil. O impacto ambiental no parque dobrou nos últimos dois anos.

Em 2006, eram 50 hectares de área devastada. Hoje são 100 hectares. As explosões usadas para a retirada do quartzito descaracterizam a paisagem e chamam a atenção pela beleza.

Segundo o Instituto Chico Mendes, mais de 50 nascentes sumiram. As pedras que barram o caminho da água vêem das pedreiras, onde é extraído o quartzito, muito usado em pisos e revestimento de paredes.

É na Serra da Canastra onde nasce o Rio São Francisco, onde os turistas se admiram com a cachoeira Casca Danta. A exploração vai tirando pedaços da natureza. A serra fica marcada por grandes manchas.

Essa semana foram embargadas 12 pedreiras clandestinas e outras quatro que funcionavam legalmente. “Elas não estavam cumprindo as condicionantes ambientais previstas no termo de ajustamento de conduta”, explicou o diretor do parque, Joaquim Maia Neto.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL836759-5598,00.html

Nenhum comentário: