quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Polícia Militar investe na conscientização ambiental

A Polícia Militar de Mato Grosso vem desenvolvendo uma série de projetos de conscientização ambiental. Nesta semana, mais dois eventos acontecem em Cuiabá (Comando Regional I) e em Cáceres (Comando Regional VI) visando alertar a população quanto à necessidade de preservação do meio em que vivemos.

A descentralização das ações de policiamento ambiental da Polícia Militar em Mato Grosso tem resultado em uma série de ações positivas de repressão (apreensões). Desde janeiro de 2007 as ações foram difundidas para Núcleos Especializados. Na prática, os policiais atuam nas áreas que conhecem, garantindo assim celeridade ao processo de fiscalização.

No próximo sábado (18.10) o 9º Batalhão de Policia Militar, por meio do Centro de Educação Ambiental, realizará o 1º evento “Rua Viva”. Uma ação social onde a Polícia Militar Ambiental, juntamente com o Executivo municipal e a comunidade se reúnem para promover Educação Ambiental e bem estar social através da preservação do meio ambiente. O evento acontecerá a partir das 7h, no residencial "Sonho Meu", instalado no bairro Pedra 90, em Cuiabá. No local serão plantadas quatrocentas mudas de árvores doadas pelo horto florestal.

O 9º BPM é responsável pelo policiamento em toda região da Grande Coxipó e ainda pela cidade de Santo Antônio de Leverger. Diariamente são realizadas ações de fiscalização, muitas delas em parcerias com órgãos como Juizado Volante Ambiental (Juvam) para repressão a crimes ambientais.

Já na cidade de Cáceres, o 2º Batalhão de Fronteira, em parceria com a Unemat, Escola Agrotécnica de Cáceres, Grupo Cultural Futuro da Vida, Grupo Guerreiros da Natureza e Paróquia Cristo Trabalhador, deu início ao projeto “Mês do Rio Paraguai”. Estão sendo realizadas palestras sobre educação ambiental em escolas públicas, em centros comunitários, assentamentos.

A meta é sensibilizar pessoas de diferentes idades e culturas sobre a importância da preservação do rio. As atividades terminam no dia 14 de novembro, dia do “Rio Paraguai”, com uma audiência pública, às 7h30, com o tema: “Zoneamento Sócioambiental e Agroecológico da região de Cáceres”. O evento será realizado no Salão Paroquial da Catedral São Luiz
http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=270350

Nenhum comentário: