segunda-feira, 16 de março de 2009

Triciclo ecológico desenvolvido por estudantes paranaenses é destaque internacional

Três estudantes de Design de Produto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desenvolveram um triciclo elétrico que pode ser utilizado movido também com pedaladas. O trabalho de conclusão de curso ganhou destaque internacional ao ser premiada na categoria de melhor conceito na International Fórum Design (IF Design), realizado na Alemanha durante a feira CeBIT, em Hannover.

O Trivia, como é chamado o produto, concorreu com outros 3.200 projetos do mundo todo. Esta foi a primeira vez que um protótipo brasileiro foi reconhecido nesta categoria pela premiação. “O prêmio é considerado o Oscar do design”, explica Felipe Aranega, um dos criadores do triciclo.

O trabalho começou a ser desenvolvido após uma pesquisa de mercado com a duração de seis meses. Entre as tendências verificadas, Aranega destaca a preocupação com a saúde, bem-estar e ecologia. Inicialmente Aranega e os colegas Felipe Costacurta e Sérgio Almeida pensaram em projetar uma bicicleta. Aos poucos o projeto foi aprimorado chegando ao protótipo do triciclo.

A opção por um veículo fechado permite que seja utilizado tanto para o esporte, na opção de pedaladas, quanto para o transporte. “Em dias de chuva é possível ir trabalhar com o triciclo”, diz Aranega. “A pessoa ainda pode voltar do trabalho, praticando um esporte”.

Se depender do modelo projetado pelos estudantes, os congestionamentos e a disputa por vagas de estacionamento, podem estar com os dias contados. Outro item da pesquisa, destacado pelo designer é o número de ocupantes por veículo. O levantamento apontou que a maioria dos carros tem 1,2 pessoas. “É um espaço desnecessário”, avalia. O triciclo é destinado a apenas um ocupante, o que torna seu tamanho reduzido em comparação com os veículos tradicionais.


http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=44314

Nenhum comentário: