segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aparecem mortos 8 lobos marinhos no litoral peruano

Lima, 27 jul (EFE).- Oito lobos marinhos apareceram mortos hoje em uma praia de Chimbote, cidade do litoral norte do Peru, devido aparentemente à elevada poluição da região, que causa a morte destes animais regularmente, informou a imprensa local.

"Os animais morreram por causa da poluição nessa zona litorânea e não devido à caça indiscriminada, já que os animais não apresentam ferimentos", declarou o chefe da Polícia Ecológica de Chimbote, Juan Coral Pajuelo, à emissora peruana "RPP".

Nos arredores de Chimbote, opera um crescente número de empresas dedicadas à produção de farinha de pescado.

A direção regional da produção de Ancash, região onde Chimbote está localizada, realizará as investigações do caso dos animais mortos, que tinham quatro metros de comprimento e mais de 300 quilos.

No entanto, o jornal "El Comercio" divulgou hoje, em sua versão digital, uma segunda versão sobre os fatos que, segundo um de seus correspondentes, os lobos marítimos apresentavam feridas de lança no lombo e no focinho e que foram mortos por escadores, já que estes mamíferos costumam atacar suas redes para comer os peixes.

O jornal afirmou que os pescadores pediram às autoridades, em ocasiões anteriores, que sacrificassem lobos marinhos, por prejudicarem sua atividade.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/07/27/ult1766u32464.jhtm

Nenhum comentário: