sábado, 24 de outubro de 2009

Identidade para gatos e cães de Vitória

Os mais de 28 mil cães e gatos que vivem nas residência de Vitória vão receber uma identidade a partir do próximo ano. O objetivo da Secretaria de Saúde, municipal, é reduzir o número de animais soltos nas ruas e evitar a transmissões de doenças.

O serviço, que será gratuito, começa a ser oferecido no primeiro semestre de 2010, e deverá custar cerca de R$ 210 mil para a administração municipal. Os animais serão cadastrados e sob a pele deles será implantado um chip, com o nome do animal, de seu proprietário, endereço e data da última vacina.

Terra Vermelha
Já os animais da Grande Terra Vermelha que pertencem à famílias carentes contam agora com uma aliada: a Associação Amigos dos Animais do Espírito Santo (Amaes). Os voluntários da entidade visitam as residências para verificar as condições dos animais e buscam parceiros que possam oferecer consultas, exames e castrações gratuitas. "Temos 11 veterinários parceiros, o que é muito pouco, pois há 10 bairros na região", explica a presidente da Amaes, Célia Amaral Santos.

De acordo com ela, a castração é o serviço mais importante, porque é a maneira de reduzir o alto índice de natalidade de cães e gatos. "Esses animais têm donos, mas vivem pelas ruas. Temos que evitar que tenham mais filhotes", pondera a presidente da Amaes.

Um poodle para a moradora de Cariacica
Na manhã de ontem a auxiliar administrativa Ingrid Luciana Dias Vieira, 18 anos, era só felicidade. Ela, que reside em Campo Grande, Cariacica, conseguiu levar para casa um poodle. O animal foi adotado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Vitória, que realizou ontem uma feira para doação de cães e gatos. "Gosto muito de animais. Já tive um cachorro e queria ter outro bem bonito. Por isso, eu e meu namorado chegamos bem cedo e estou muito feliz como a minha escolha", contou Ingrid.

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/10/553252-identidade+para+gatos+e+caes+de+vitoria.html

Nenhum comentário: