terça-feira, 20 de outubro de 2009

IEF promove campanha de combate ao tráfico de animais MG

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Gerência de Proteção a Fauna, Flora e Bioprospecção, lança nesta quarta (21) e quinta-feira (22) a Campanha Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. O evento acontece a partir das 8h, no Unicentro da UniVale (avenida Israel Pinheiro, 2000, bairro Universitário), na cidade de Governador Valadares, região Leste de Minas Gerais.

As crianças participarão de um “Circo Ambiental” onde terão acesso a oficinas de reciclagem, palestras sobre tráfico de animais, teatro sobre prevenção de incêndio e uma área de lazer com brinquedos infláveis, além de receberem material informativo e a revista em quadrinhos da campanha: “Fauna das Gerais”. Para coordenar as atividades estarão presentes profissionais da área ambiental, monitores, trupe circense, oficineiros e equipe de produção. A estimativa é que cerca de 800 crianças participem em cada dia de evento.

O gerente de Proteção a Fauna, Flora e Bioprospecção do IEF, Miguel Ribon Júnior, explica que a campanha está voltada principalmente para o público infantil das escolas municipais e estaduais e que desta forma espera atingir também as famílias e as comunidades da região. “Esperamos sensibilizar a sociedade civil mineira, buscando uma conscientização sobre os danos do comércio ilegal de animais silvestres e estimular sua participação nas ações de preservação da fauna” afirma o gerente.

As ações da campanha também acontecerão nas cidades de Divinópolis, Centro-Oeste do Estado, nos dias 12 e 13 de novembro e em Ouro preto e Mariana, na região Central, nos dias 25 e 26 de novembro. Miguel Ribon ressalta que o trabalho desenvolvido com o público de oito a doze anos é fundamental para a formação de opinião consciente. “Estamos preocupados, principalmente, em promover uma educação ambiental com as crianças que tomarão as decisões certas no futuro e que são uma ponte para a conscientização das famílias”, afirma.

Campanha

A campanha visa promover ações educativas sobre o comércio ilegal da biodiversidade em Minas Gerais. As atividades contam com o apoio do Governo de Minas, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Militar de Minas Gerais, da Organização Não-Governamental (ONG) 4 Cantos do Mundo e do Projeto Ambiental Psit.

A captura de animais para comercialização ilegal consiste numa das maiores agressões à manutenção da biodiversidade, colocando em risco de extinção muitas das espécies nativas. Este comércio ilegal da vida selvagem é a terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas.


http://www.clicfolha.com.br/noticia.php?id=4519&titulo=ief+promove+campanha+de+combate+ao+trafico+de+animais

Nenhum comentário: