terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pesquisa avalia uso de ‘creme de canguru’ para prevenir câncer de pele

Cangurus podem fornecer a chave para um tratamento que previna câncer de pele, afirmam cientistas australianas. O alvo da pesquisa é uma ezima reparadora de DNA localizada nos mamíferos marsupiais que não existe no organismo humano. Essa enzima conserta um tipo de dano associado aos tumores de pele. O estudo, noticiado nesta segunda-feira (30) pelo jornal britânico “Daily Mail”, é conduzido pelas pesquisadoras Linda Feketeova e Uta Wille, da Universidade de Melbourne. Também participam cientistas da Universidade de Innsbruck, na Áustria.

Os grupos de pesquisa estão simulando a exposição de pele de canguru à luz ultravioleta em laboratório, e então analisado o processo de reparação de DNA.

Os resultados das análises devem ser publicados na revista especializada Chemical Communications.

O melanoma maligno é causado por exposição excessiva ao sol (ou a brozeamento artificial, que acabou sendo proibido no Brasil) e constitui o tipo mais grave de câncer de pele, pois pode espalhar-se para outros órgãos do corpo. É extremamente mortal porque se estende aos gânglios linfáticos, reduzindo as possibilidades de sobrevivência em 30% ou 40%. Se chegar a órgãos como o fígado ou o cérebro, pode reduzi-las em 10%. (Fonte: G1)


http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=50139

Nenhum comentário: