quarta-feira, 14 de abril de 2010

Seduc apoia campanha de proteção à fauna

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) abre vagas para os servidores que queiram participar da Campanha Nacional de Proteção à Fauna, que acontecerá de 15 a 17 de abril. A campanha objetiva mobilizar a sociedade para ajudar no combate ao tráfico de animais silvestres e é realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

No Piauí, as inscrições acontecem no Núcleo de Educação Ambiental do Ibama. De acordo com a supervisão de Educação Ambiental da Seduc, serão utilizadas na campanha peças publicitárias como cartazes, adesivos, vídeos e quadrinhos. “O material será distribuído em escolas, bibliotecas, aeroportos, feiras e outros locais públicos de grande visibilidade”, informa Luana Batista. Calcula-se que o tráfico de animais silvestres retire, anualmente, cerca de 12 milhões de animais das matas; outras estatísticas estimam que o número real esteja em torno de 38 milhões.

“A proteção da fauna silvestre deve ser feita tanto pelo Governo como por toda a sociedade, para assim garantirmos o futuro das gerações”, disse Natividade Coimbra. O Ibama e o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Biodiversitas e a Sociedade Brasileira de Zoologia, com o apoio da Conservation International e do Instituto Terra Brasilis, apontam novas ações que podem ajudar a proteger as espécies e ecossistemas, tais como: 1. Não comprar animais silvestres sem origem legal; 2. Não comprar artesanatos que possuam partes de animais silvestres, salvo se o artesanato for certificado como procedente do manejo sustentável; 3. Denunciar traficantes; 4. Mesmo que fique com pena do animal nas mãos do traficante, não o compre, se o fizer você somente estará incentivando o tráfico; 5. Se tiver um animal silvestre não o solte simplesmente, entre em contato com a unidade do Ibama mais próxima.

http://www.meionorte.com/noticias,seduc-apoia-campanha-de-protecao-a-fauna,98331.html

Nenhum comentário: