segunda-feira, 31 de maio de 2010

Castração animal gratuita no Centro de Triagem em Teresópolis / RJ

Projeto garante esterilização aos animais de rua e de famílias de baixa renda. CTA também conta com incentivo à doação.

Com o objetivo de diminuir a população de animais e incentivar a posse responsável, o Centro de Triagem de Animais (CTA), parte da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, está com um projeto que prevê a esterilização gratuita de animais de rua e de famílias de baixa renda. Desta forma, previne-se a superpopulação de cães e gatos de rua, pelo controle da reprodução.

Tatiana Pereira de Castro, médica veterinária responsável pelo CTA, explicou todo o procedimento. “As pessoas interessadas e que não tem condição de pagar pela castração podem ligar para o Centro de Triagem Animal, Canil Municipal de Teresópolis, 2641 6058, fornecendo o nome e telefone para contato. Nós entramos em contato com a pessoa, agendando a data para trazer o animal”, disse. Tatiana afirmou que, apesar de muitas pessoas serem contra a castração, ela é benéfica aos animais. “A castração evita tumores. No caso da cadela, os de mama, e no macho, tumores de testículo. Então é muito importante, tanto para os gatos quanto para os cães, que sejam castrados”, comentou. Todo o tratamento pós-operatório fica por parte do proprietário, mas os veterinários do CTA fazem toda a prescrição da medicação e orienta como cuidar do animal.

As esterilizações estão sendo feitas também em cães de ONGs que acolhem animais de rua, como a Estimação, que vem desempenhando papel importante nas comunidades. Porém, o incentivo à adoção é sempre ressaltado e incentivado. “Temos muitos animais aqui no CTA, e para adotar, a pessoa interessada deve trazer a identidade, o CPF e comprovante de residência e, aqui, assina um termo de responsabilidade e leva o animal para casa”, explicou a veterinária, lembrando que em Teresópolis o número de animais abandonados é alto.

A principal função do CTA é controlar as doenças de animais que podem ser transmitidas ao homem, fazendo o controle das zoonoses, como a raiva. “Nós recolhemos o animal, tratamos, damos as vacinas contra as viroses e raiva, e castramos. A partir daí, colocamos os animais para a adoção”, disse.

A estrutura do CTA conta com 57 boxes individuais, com um quadro de funcionários de seis servidores. O grupo vem se organizando para tentar inserir o sistema de cadastro dos animais, através de chipagem ou mesmo tatuagem, mas ainda dependem de uma legislação que obrigue os proprietários a levarem seus bichos de estimação para fazer tal cadastro.


http://www.animaisos.org/noticia.php?id=876

Nenhum comentário: