quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pinguins sem-teto são enviados do Rio para aquário dos EUA

Treze pinguins-de-magalhães embarcaram no sábado (12) em um voo da Korean Air rumo aos EUA. Estão sendo transferidos do Zoológico de Niterói, onde vivem desde julho passado, para o Aquário de Monterey (Califórnia).

Na nova casa, com temperatura bem mais amena e instalações adequadas, os pinguins passam a integrar uma exposição sobre os efeitos do aquecimento global, dos quais são vítimas, afirmam os cientistas.

Para o voo de 11 horas, os animais foram acomodados num espaço climatizado da parte dianteira da aeronave, uma espécie de classe executiva da área de carga. Na escala em São Paulo, comeram 10 kg de sardinha fresca.

Para matar o tempo antes do embarque, tiveram à disposição uma piscina com água e gelo, em um hangar do aeroporto de Guarulhos.

Escapar ao calor do verão no Rio, com temperaturas que beiram os 40 graus Celsius, é para poucos. No caso, graças a um convênio entre o zoológico brasileiro e o aquário americano. O aquário pediu apenas 20 animais. Os outros sete foram levados em viagens anteriores.

O destino mais comum para os pinguins que aparecem nas praias do Rio de Janeiro é a morte. Em 2009, o Zoológico de Niterói, para onde são levadas as aves recolhidas pelo Corpo de Bombeiros no Estado, recebeu cerca de mil indivíduos. Morreram 700.

Ano passado, a instituição recebeu 48 e morreram quase todos. Além dos 13 enviados agora para os Estados Unidos, restam apenas três. (Fonte: Marcelo Bortoloti/ Folha.com)


http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/02/16/66488-pinguins-sem-teto-sao-enviados-do-rio-para-aquario-dos-eua.html

Nenhum comentário: