sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Uma rotina de maus-tratos - Passo Fundo-RS

Na manhã de ontem um cavalo foi encaminhado ao atendimento veterinário após cair por puxar uma carroça. Cadastramento dos carroceiros e identificação dos animais deve começar ainda em fevereiro

Clarissa Ganzer/ON

Um cavalo foi encontrado caído por volta do meio-dia de ontem (16) na Rua Paissandú próximo a Rua Bento Gonçalves. O animal foi encaminhado ao atendimento veterinário. O carroceiro pode responder processo por crime ambiental.
O animal era responsável por puxar uma carroça e apresentava sinais de cansaço. Agentes da segunda delegacia passavam pelo local no momento em que o animal estava no chão. Um deles contou que o cavalo parecia velho e que estava carregando excesso de peso. A Brigada Militar foi chamada em seguida.

Atendimento
O secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, diz que por volta das 13h o animal foi encaminhado ao atendimento veterinário no ambulatório da Universidade de Passo Fundo e depois deverá permanecer em repouso em uma hospedaria.

Carroceiro
Os dados de identificação do carroceiro foram recolhidos e ele vai receber uma notificação. Caso seja comprovado que o animal sofreu maus-tratos, ele será intimado a pagar uma multa - que pode variar de R$500 a R$5 mil - e o processo será encaminhado ao Ministério Público para que ele responda a um inquérito civil de crime ambiental: maus tratos com o animal.
Mesmo que o condutor da carroça não seja o dono do cavalo, ele pode ser igualmente responsabilizado.

Outro dono
Depois do repouso, o cavalo pode ser devolvido ao dono mediante um termo de compromisso ou encaminhado a pessoas que vivem em zonas rurais e tenham condições de cuidar do animal. “Fazemos um cadastro e podemos doar a essas pessoas, visitando com periodicidade o cavalo”, explica o secretário. Estima-se que existam cerca de 600 cavalos que puxam carroças na cidade.

Denúncias
As denúncias de maus-tratos são rotineiras em Passo Fundo. Existe na Secretária do Meio Ambiente (SMAM) uma coordenadoria com fiscal, técnico, motorista e viatura para atender a demanda.

Cadastro e chip
Alves diz que ainda em fevereiro um cadastro com dados dos carroceiros e dos cavalos deve ser elaborado na cidade. As carroças serão emplacadas e os animais chipados. Esta é uma parceria com a Secretária de Serviços Gerais e Secretária de Segurança Pública. No Bairro São Luiz Gonzaga deve começar a ser desenvolvido o primeiro trabalho de campo.

http://www.onacional.com.br/noticias/cidade/13143

Nenhum comentário: