quinta-feira, 17 de março de 2011

Campanha quer combater os maus tratos e o abandono de animais

Umuarama – Discutir soluções para o aumento da população de animais abandonados e combater a prática do mau trato, são alguns dos focos do Seminário de Guarda Responsável que acontece hoje, às 19hs no Anfiteatro do Campus III da Unipar.
A campanha criada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) nasceu em Curitiba e chega a Umuarama, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade sobre questões como: relação homem, animal e meio ambiente; a população de animais de rua; maus tratos e o risco a saúde pública. “Algumas pessoas simplesmente não se preocupam com as condições necessárias para manter um animal antes de comprar ou adotar um, e quando resolvem que não querem mais ficar com ele, simplesmente o descartam. A partir daí esse animal abandonado se transforma um problema de todos, inclusive de saúde pública”, destacou o representante umuaramense da CRMV-PR e médico veterinário, Sérgio Toshihiko Eko.
Ao falar sobre saúde pública, Eko cita como exemplo os frequentes ataques de animais. “Existes animais de raças que são naturalmente mais agressivas, e eles exigem cuidados especiais. Se o dono não souber como tratá-lo poderá abrir precedentes para que ele fuja e cause sérios riscos à vida”, alertou.

Único abrigo da cidade está superlotado

Umuarama - Cães e gatos abandonados em Umuarama têm um só destino: a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), o canil da dona Iracema. O problema é que há anos o local não é revitalizado e os recursos para sua manutenção são escassos. Sem melhorias na estrutura e sem dinheiro para manter os mais de 700 animais que abriga atualmente, Iracema já não pode receber novos bichinhos. “Abrimos exceção apenas para animais doentes, filhotes e fêmeas com cria”, informou ela.
Para sustentar o Saau, Iracema recebe da Prefeitura Municipal a quantia de R$1 mil por mês, o município também paga a conta de luz e água, mas a ajuda significativa vem mesmo, de acordo com Iracema, das doações da comunidade. “Tenho muito que agradecer, pois a comunidade tem nos ajudado muito. Sem essas doações não teríamos como comprar alimento e medicamentos”, acrescentou Iracema Prado Drumont.

Projeto de castração gratuita está em fase de estudo

Umuarama – Permitir a castração gratuita de cães é o objetivo do projeto de autoria do vereador municipal Hermes Pimentel.
O vereador pretende concluir o projeto dentro de aproximadamente 90 dias e então submetê-lo à votação na Câmara Municipal de Vereadores.
Caso seja aprovado, o projeto prevê a liberação de verbas municipais para o procedimento que objetiva o controle de natalidade dos animais. “Seria aberto um processo licitatório para escolha de uma clínica de tratamento animal. A que oferecer um menor preço, passaria a ser responsável pelos procedimentos”, explicou Pimentel.
Ainda em fase de estudo, o projeto indicará um limite de castrações mensal e critérios para escolha dos beneficiados. “Teremos que ter um número limite para que o convênio possa ser firmado e também a fixação de uma renda para que o benefício seja concedido. Do cadastro só poderiam participar famílias que não tem condições financeiras para arcar com as custas do procedimento”, completou o vereador.


http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Campanha%20quer%20combater%20os%20maus%20tratos%20e%20o%20abandono%20de%20animais%20&NotID=1108

Nenhum comentário: