quinta-feira, 3 de março de 2011

Ibama veta animais em desfile de escola de samba, diz MPF

Tom Maior pretendia levar jaguatirica para Sambódromo do Anhembi.
Ibama disse que não recebeu pedido, mas negará eventual solicitação.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que a escola de samba paulistana Tom Maior ainda não fez nenhum pedido para a utilização de animais silvestres no desfile de sexta-feira (4), mas já avisou que uma eventual solicitação será recusada imediatamente. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2) pelo MPF, que cobra explicações da agremiação sobre o assunto.

A Tom Maior tem até o final desta quarta-feira (2) para deixar claro se pretende, ou não, levar uma jaguatirica e um outro bicho para o Sambódromo do Anhembi. Para o Ibama, conforme informações do MPF, a exposição dos animais no desfile "configuraria, sem sombra de dúvidas, uma grave situação de maus-tratos, ato ilícito pela Lei de Crimes Ambientais".

Em reportagem publicada no último dia 17 pelo jornal "O Estado de S. Paulo", o presidente da escola, Marko Antonio da Silva, disse que queria levar à avenida uma jaguatirica e um outro animal, uma suçuarana ou um lagarto, mas que não considerava pedir autorização ao órgão ambiental por temer que ela fosse recusada. "A ideia é não falar, porque eles não vão autorizar e vão estragar nosso feito", afirmou, segundo a reportagem.

Nesta quarta-feira, Silva não quis se pronunciar a respeito e afirmou que a resposta ao MPF é uma "decisão interna" da Tom Maior. Tanto a jaguatirica quanto a suçuarana são animais ameaçados de extinção. A escola fará uma homenagem a São Bernardo do Campo, no ABC, no desfile deste ano e convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da apresentação.

http://g1.globo.com/carnaval/2011/noticia/2011/03/ibama-veta-animais-em-desfile-de-escola-de-samba-diz-mpf.html

Nenhum comentário: