Dixie, uma cadela de sete anos, da raça Mountain Cur, na cidade de Runnells, no Estado de Iowa, voltou a enxergar após receber uma córnea de plástico com uma cirurgia inédita nos Estados Unidos. O animal estava menos ativo desde que começou a perder a visão, mas agora está de volta a seu ritmo normal de vida.
"Ela costumava caminhar logo atrás de mim quando saíamos pra passear. Ela não podia ver e estava assustada", disse sua dona, Brett Williams, segundo o site LiveScience. "Agora ela quer correr à frente."
Dixie recebeu o primeiro implante de córnea veterinário da América do Norte, e um dos raros já realizados no mundo. Durante a cirurgia, a professora-assistente do centro veterinário da Universidade do Estado de Iowa, Sinisa Grozdanic, removeu a córnea danificada e a substituiu por uma sintética e permanente.
Em transplantes de córneas de outros cachorros, freqüentemente o corpo de receptor rejeita a córnea. Já a sintética, elaborada pela companhia alemã Acrivet, não contém material biológico e, por isso, tem menor chance de rejeição.
"Nós estamos contentes por Dixie", disse Sinisa. "Ela foi nossa paciente por um longo tempo e nada parecia funcionar para ela. Ela estava gradualmente perdendo a visão e finalmente conseguimos fazer algo que melhoraria definitivamente sua qualidade de vida".
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2882725-EI8145,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário