quinta-feira, 8 de maio de 2008

Macaca ataca e fere menina em zôo de Recife

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

Uma menina de 12 anos foi ferida nesta semana por uma macaca que escapou da ilha onde vivia isolada, no zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife.

A garota, portadora de síndrome de Down, sofreu arranhões na pálpebra inferior do olho esquerdo e cortes no nariz. Deve receber alta médica nesta sexta-feira (9).

O incidente ocorreu ontem (7), quando 30 crianças ligadas a uma instituição de apoio a deficientes visitavam o local. A macaca, da espécie aranha-de-testa-branca, fugiu da ilha atravessando a nado um canal de dez metros de extensão e cinco de profundidade. Invadiu em seguida a área de visitantes.

O animal, de 1,1 metro de altura, agarrou a menina e só a largou quando coordenadores da excursão intervieram. "Foi uma tragédia", disse a presidente da Associação dos Deficientes de Peixinhos, Ivanise Laurentino, organizadora do passeio. "Não havia um único funcionário para nos ajudar, ninguém para nos dar assistência", declarou.

Segundo ela, a instituição e a família da garota entrarão na Justiça com pedidos de indenização. O coordenador do parque, Antonio de Pádua, negou a acusação. Disse que a entidade prestou toda a assistência necessária à vítima e que responderá aos questionamentos.

Pádua afirmou que a macaca, de nome Cristina, é "dócil" e apenas "abraçou" a menina. Os ferimentos teriam ocorrido em decorrência do estresse provocado no animal durante a tentativa de liberação da garota.

Para o coordenador, Cristina pode ter se assustado com a presença de uma cobra ou de um jacaré na ilha e fugiu, nadando até a outra margem. "Um feito incomum para um animal que tem pavor de água."

A macaca, que se abrigou na copa de uma árvore, foi capturada nesta quinta-feira e sedada para exames. Ela retornará à área de exposição, mas em um recinto fechado.

fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u400043.shtml


Nenhum comentário: