terça-feira, 12 de agosto de 2008

Batalhão Florestal retira animais de praça de São Gonçalo

O Globo

RIO - Policiais do Batalhão Florestal da Polícia Militar determinaram a retirada imediata de animais silvestres que eram mantidos em pequenos viveiros num mini-zôo montado pela Prefeitura de São Gonçalo na Praça do Zé Garoto, no Centro. Numa operação realizada no fim da noite desta segunda-feira, os policiais encontraram dois tucanos, duas araras, micos e calopsitas (aves australianas parecidas com periquitos). A presença dos animais na praça foi denunciada na coluna Extra, Extra, do jornal "Extra".

Segundo os funcionários da prefeitura que receberam os policiais, os animais são de criadouros autorizados pelo Ibama e a presença deles no mini-zôo estava autorizada pelos órgãos competentes. O comandante do Batalhão Florestal, tenente-coronel Ivanir Linhares, disse, contudo, que os funcionários apresentaram apenas um protocolo do Ibama, a quem a prefeitura pedira autorização para criar o mini-zôo:

- Recomendamos que os animais fossem levados para local adequado até que o Ibama conceda a autorização para funcionamento do mini-zôo. Acredito, porém, que esta autorização não seja concedida. O local não é propício porque os animais são submetidos a estresse permanente devido à presença de público na praça.

http://extra.globo.com/rio/plantao/2008/08/12/batalhao_florestal_retira_animais_de_praca_de_sao_goncalo-547693563.asp

Nenhum comentário: