terça-feira, 12 de agosto de 2008

Polícia ambiental apreende 111 aves silvestres

FAUNA - Animais serão tratados e depois reintroduzidos em seu ambiente

A polícia ambiental apreendeu 111 aves silvestres e uma iguana nas feiras livres de Nova Natal e Cidade da Esperança, no último domingo. A diligência foi feita após denúncias de populares. Os vendedores se dispersaram quando viram os policiais e abandonaram os animais, encaminhados ao centro de receptação de animais silvestres do Ibama-RN. A polícia conseguiu deter apenas uma pessoa, que foi conduzida à delegacia de plantão.

O comerciante ilegal não ficou detido, porém, responderá por crime ambiental classificado no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais 9605/98, que prevê multa de R$ 50 para cada pássaro apreendido (que não consta na lista de extinção). Um homem foi detido quando tentava fugir, portando uma gaiola contendo uma ave. Quando os animais correm risco de ser extintos, a multa prevista é de R$ 500 por exemplar.

O major Túlio César Alves de Oliveira, comandante da polícia ambiental, explicou que seis animais morreram no trajeto porque estavam muito debilitados. “Eles são acondicionados de maneira muito cruel, em acomodações coletivas, expostos ao sol, sem alimentação, alguns chegaram muito desidratados”, declarou. Segundo ele, se os pássaros não tivessem entrado rapidamente no processo de reidratação, provavelmente teria havido mais óbitos.

“Agora eles estão no local adequado, onde existem profissionais habilitados para cuidar dos pássaros. Quando for a hora ideal, serão reintroduzidos em seu meio natural”, afirmou. O policial explicou que a iguana estava em boas condições e foi “devolvida” ao Parque das Dunas, pois ficou entendido que o animal havia sido retirado daquele local. Duas equipes fizeram as apreensões.

Diversos tipos de pássaros foram apreendidos, sendo que os galos de campina, azulão, papa-capim, vem-vem, verdelinho, sibite, golinha, caboclinho e gaturama se destacavam por estar em maior quantidade. Três aves não foram identificadas, talvez porque não sejam típicas da região Nordeste, à exemplo do cardeal (ave originária do Sudeste) presente no grupo. Pela apreensão de aves não típicas da região, pode-se concluir que a rede de tráfico de animais está interligada. O major Túlio explicou que nenhuma das aves apreendidas está na lista de extinção, mas o cardeal está na lista de perigo.

No dia 26 de agosto será realizada uma reunião, no parque das Dunas, com pesquisadores das universidades do Rio Grande do Norte para debater a respeito do plano de soltura dos animais apreendidos. O destino dos animais que se encontram no centro de triagem do Ibama-RN só é decidido após ter passado o período chamado quarentena, em que são observados os aspectos relativos à saúde dos indivíduos.
Foto:Junior Santos
Disque-denúncia
Polícia Ambiental: (84) 3201-3985 / 190 (PM)
Ibama-RN - 0800-61-8080/3211-0100
http://www.renctas.org.br/pt/informese/noticias_nacional_detail.asp?id=2381

Nenhum comentário: