terça-feira, 9 de setembro de 2008

BM encontra carro abandonado cheio de animais em Santa Maria

Ao todo, estavam no Monza 12 animais, entre ovelhas, terneiros, galinhas e porco

Ao chegar no bairro Boi Morto, em Santa Maria, depois de receber uma denúncia anônima, uma equipe da Brigada Militar (BM) mal acreditou no que viu. Em um Monza que recém havia sido abandonado por duas pessoas, se amontoavam diversos animais, por volta das 3h desta terça-feira.

— No banco da frente, tinha uma ovelha viva. Entre o banco do motorista e do caroneiro, um porco morto. No banco de trás, mais três ovelhas e duas galinhas, vivas. No porta-malas, que estava trancado, a gente ouvia berros de terneiro — descreve o soldado Carlos Alexandre Pereira Gomes, que ajudou a apreender o veículo com os animais.

O veículo foi guinchado até a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), na Rua dos Andradas, em Santa Maria. Lá, policiais tiveram outra surpresa ao abrir o porta-malas do veículo. Ali, havia mais dois terneiros e uma ovelha vivos. Na parte da frente, mais duas galinhas mortas. Ao todo, no veículo, portanto, havia 12 animais.

— Os animais estavam bem maneados, como se diz. Desamarramos eles e retiramos do carro, que também estava cheio de fezes dos bichos — relata um dos policiais da equipe de abigeato da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas da Polícia Civil (Defrec), Marco Antonio Burlamaqui.

Depois de soltar os animais que estavam amontoados, os policiais tinham um dilema a resolver: o que fazer com eles? Como não há, em Santa Maria, um local adequado para acolher "apreensões" deste tipo, como um centro de zoonoses, os passageiros nada comuns do veículo transformaram o pátio da DPPA em uma espécie de chácara urbana.

As galinhas ciscavam entre uma brita e outra - uma delas chegou até a pôr um ovo, as ovelhas passeavam na escassa grama e terneiros descansavam depois do desconfortável passeio no porta-malas.

— Arrumamos até uma bacia com água para os animais. A gente não sabia o que fazer com eles — conta Burlamaqui.

Produtor reconheceu animais

No começo da tarde desta terça, um morador de Dilermando de Aguiar foi até a DPPA para registrar que, de madrugada, sete ovelhas de sua propriedade foram furtadas. Para a surpresa dele e para a sorte dos policiais, as ovelhas que estavam no estacionamento foram reconhecidas por ele como suas.

O agricultor também reconheceu os terneiros, que eram de um vizinho seu que é açougueiro, e as galinhas, de outro morador de Dilermando de Aguiar. Os outros donos chegaram ao local mais tarde e os animais foram imediatamente levados de volta para a cidade vizinha.

Desta vez, de forma bem mais confortável, na carroceria da caminhonete de um deles.

Os policiais militares que atenderam à ocorrência acreditam que os dois homens que furtaram os animais abandonaram o veículo ao ouvir uma sirene qualquer e acreditar que estavam sendo perseguidos.

O dono do Monza também foi até a delegacia de tarde, para registrar o furto do carro. Morador da Vila Lídia, ele contou que o carro teve problemas mecânicos enquanto ele andava na Rua Venâncio Aires, na noite de segunda-feira. Então, ele deixou o Monza lá e, nesta terça, o carro não estava mais no local. Os furtos são investigados pela Defrec.

Dúvida

Depois de toda a confusão, os policiais civis e militares que, de alguma forma, participaram da operação, continuam com uma dúvida:

— Gostaria de saber como, além de todos esses animais, duas pessoas conseguiram se enfiar naquele carro — brinca o soldado da BM.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2171373.xml

Nenhum comentário: