domingo, 14 de setembro de 2008

Polícia apreende animais silvestres no Mercado Central

A polícia apreendeu, na manhã deste domingo (14), 122 marrecos, sabiás, corrupiões, casacas e outras espécies de aves que eram comercializadas ao ar livre no Centro de Teresina. A batida policial aconteceu no Mercado Central, na região conhecida como “feira dos pássaros”, e foi realizada pela Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipama) e 1° Batalhão da Polícia Militar.

As aves foram recolhidas e enviadas para o IBAMA, algumas debilitadas. Nenhum vendedor foi preso. Ao perceberem a chegada dos policiais eles correram, deixando pra trás animais e gaiolas.

Mesmo clandestina, a “feira dos pássaros” existe há anos e é onde os traficantes repassam os animais silvestres retirados de seus habitats naturais. O major José Soares, comandante do Cipama, admite que as autoridades sabem da existência da feira, mas o combate à venda ilegal de animais não depende apenas da polícia. “Enquanto houver comprador vai haver o traficante. As pessoas devem se abster de comprar. Falta conscientização”, resume.

Para o major, a penalidade prevista para esse tipo de crime é outra barreira contra o combate a ilegalidade. Mesmo preso em flagrante, o acusado responde ao processo judicial em liberdade. Se condenado, cumprirá de seis meses a um ano de prisão e será posto em liberdade, podendo continuar a traficar aves e outros tipos de animais silvestres.

http://www.acessepiaui.com.br/interna.php?id=95078&col_id=6

Nenhum comentário: