terça-feira, 16 de setembro de 2008

Veja idéias para combater a produção de gases tóxicos no "Dia Internacional da Camada de Ozônio"

Em 16 de setembro de 1987, 24 nações assinaram um tratado que estabelecia a gradual eliminação do uso de produtos químicos que castigam a camada de ozônio, que ficou conhecido como Protocolo de Montreal. Em 2007, a EPA (Agência para a Proteção Ambiental) do governo dos Estados Unidos revelou que devido aos esforços dos 191 países signatários, o buraco da camada de ozônio foi reduzida em quase todo o mundo.

De acordo com o livro "1001 Maneiras de Salvar o Planeta", editado pela Publifolha, "ainda existe um buraco grande na camada de ozônio sobre a Antártica, mas no restante do mundo ela parece estar se recuperando. Essa regeneração não pode ser atribuída apenas ao Protocolo de Montreal, mas ela sugere que é possível corrigir nossos erros com uma ação conjunta".

Leia abaixo trechos do livro que ensinam a proteger a Camada de Ozônio.

*

1. Limpeza sem cloro: Muitos detergentes e outros produtos de limpeza contêm cloro, que, misturado a outras substâncias, pode produzir gases tóxicos. Cada átomo de cloro é capaz de destruir dezenas de milhares de moléculas de ozônio -- nos últimos 25 anos, a concentração de cloro na camada superior da atmosfera quadruplicou. Portanto, compre seus produtos de limpeza sem cloro.

2. Abaixo o spray: Embora os aerossóis não mais contenham CFCs, famosos devoradores de ozônio, muitos persistem em usar propelentes à base de hidrocarbonetos, que são poluentes. Considerando que suas embalagens são produzidas a partir de uma série de recursos valiosos e que depois de vazias não podem ser reutilizadas, nem recicladas, os aerossóis deveriam ser banidos da lista de compras de todo consumidor com consciência ecológica. Use produtos com borrifador.

3. Refrigerador amigo do ozônio: Da próxima vez que comprar uma geladeira, procure por um modelo "ecológico", que, no lugar de CFCs, HFCs e HCFCs -- verdadeiros devoradores de ozônio --, usa butano e propano. Além disso, as versões "ecológicas" em geral consomem uma quantidade menor de energia.

4.Tire a tinta com segurança: Fique longe de removedores de tinta à base de solventes. Além de provocar dor de cabeça, queimar a pele e descolorir a madeira, eles prejudicam o meio ambiente desde a hora em que são produzidos até o momento em que são usados. Seus compostos voláteis orgânicos contribuem para a redução da camada de ozônio e podem ser cancerígenos. Para evitar esses efeitos desagradáveis, use removedores à base de água. Eles têm PH neutro, são biodegradáveis e muito mais agradáveis de usar.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u445387.shtml

Nenhum comentário: