sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Documentaristas pesquisam o porquê de pessoas comuns adquirirem animais silvestres

Que motivos levam uma pessoa a querer possuir um animal silvestre? Essa é a pergunta que uma equipe de documentaristas pretende responder, numa iniciativa apoiada pelo Ibama, que prevê utilizar o filme em ações de educação ambiental.

O projeto foi idealizado pelo jornalista Airton De Grande, que também é analista ambiental do órgão. Segundo ele, dados da Polícia Militar Ambiental registram que, na capital paulista, existem cerca de 2 milhões de animais silvestres em cativeiro, a maior parte deles oriunda do tráfico. “Cada animal desses está fazendo falta ao lugar de onde foi retirado, pois não está dispersando sementes, polinizando flores e nem combatendo pragas. Sem bichos, a mata também morre”, diz De Grande.

Assim, a proposta do documentário, com título provisório de “animais silvestres como pet, vidas em cativeiro”, é levantar as principais motivações dos donos destes animais, o que os impulsionou a comprá-los. O projeto pretende oferecer visão inédita de um fenômeno social amplamente difundido, porém poucas vezes observado.

Os depoimentos mais interessantes farão parte do documentário, que terá 52 minutos, e será distribuído gratuitamente para escolas, entidades não governamentais e bibliotecas de todo o país. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e está em processo de captação de recursos. Interessados em patrociná-lo podem entrar em contato com a produção pelo e-mail doc@lotusambiental.org.br.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=41224

Nenhum comentário: