Em quatro dias de operação em SC, 311 aves foram apreendidas e sete criadores multados
Em uma semana, a Operação Sispass Legal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) já aplicou mais de R$ 6 milhões em multas, e apreendeu em torno de 3,69 mil animais em situação irregular em sete estados brasileiros.
Deflagrada na semana passada, a ação pretende verificar se os criadores de pássaros constam no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes-Sispass.
Em Santa Catarina, nos quatro dias de operação, foram vistoriados 42 criadouros nas regiões de Florianópolis, Joinville, Rio do Sul, Itajaí e Chapecó. Destes, apenas sete estavam em situação regular. Até o momento, os números dão conta de 311 aves apreendidas, entre curiós, coleirinhas, trinca-ferros, canários, bicudos, cardeais, sabiás e pixoxós (ameaçados de extinção).
Foram lavrados 27 autos de infração, o que alcança R$ 210,5 mil em multas. As equipes ainda estão atendendo notificações que foram emitidas. Há casos de pessoas que estavam ausentes no momento da vistoria e que serão procuradas nos próximos dias.
Ao longo da operação, muitos criadores correram para regularizar seus plantéis no Sispass. Mas também houve quem escondesse aves em banheiros e dormitórios na tentativa de evitar flagrante. A fiscalização detectou casos de comércio ilegal de anilhas entregues pelo Ibama e de falsificação e adulteração desses anéis.
— A população, ao observar a movimentação do Ibama nas fiscalizações, tem aumentado o número de denúncias. Criadores irregulares, falsificadores de anilhas e torneios ilegais com pássaros não anilhados serão alvo de rigorosa fiscalização — diz o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama, Felipe Bernardino Guimarães.
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a2248697.xml
Nenhum comentário:
Postar um comentário