Após passar um dia no Mini-Zôo de Canoas, localizado no Parque Municipal Getúlio Vargas – o Capão do Corvo -, a coruja da espécie ‘tyto alba’, conhecida como ‘coruja das torres’, será devolvida à natureza. O animal foi encontrado na tarde da última quinta-feira (16/10), no bairro Mathias Velho, em Canoas, e encaminhado para a Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (SEMPA) pela Brigada Militar.
Segundo a bióloga do mini-zôo, Liliana Castoldi, o filhote não estava em cativeiro, nem apresentava sinais de maus tratos. “Depois de verificado o seu estado de saúde, ele foi alimentado e ficou sob observação. Por não ter apresentado debilidade física, o animal está apto a retornar para o seu habitat natural”, explicou.
O local escolhido pela SEMPA para liberar a coruja foi a Fazenda Guajuviras. “Decidimos por essa localidade porque ela representa um importante refúgio natural que o município dispõe”, observou a bióloga.
Saiba como ajudar os animais
“Casos como este são comuns nessa época do ano, porque os animais hibernam no inverno e saem de suas tocas na primavera”, afirmou Liliana. Por isso, a orientação da SEMPA para a comunidade é de que animais silvestres encontrados com indícios de debilidade física ou fora de seu habitat natural devem ser encaminhados à equipe do Mini-Zôo, que tomará as medidas adequadas.
http://www.riogrande.com.br/canoas_municipios_mini_zoo_de_canoas_devolve_coruja_a_natureza-o170334-en.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário