sábado, 6 de dezembro de 2008

Animais domésticos de Santa Catarina também precisam de ajuda

Mônica Pinto / AmbienteBrasil

A situação nas cidades de Santa Catarina assoladas pela maior tragédia ambiental natural de sua história não é preocupante apenas no cuidado com as vítimas humanas. As enchentes e desabamentos tiveram como saldo, também, centenas de animais domésticos – cães, gatos e cavalos - abandonados por seus donos no desespero em salvarem as próprias vidas e as de seus familiares.

Segundo um apelo da ONG Viva Bicho, sediada no balneário Camboriú, muitos barcos de salvamento a pessoas ilhadas não permitiram que estas levassem seus animais. Com isso, só no canil mantido pela entidade, estão hoje mais de cem cães alojados – fora os 500 que a ONG já abrigava antes da tragédia. Muitos dos animais permanecem guardados lá enquanto seus donos reconstroem as respectivas casas.

O maior problema das entidades protetoras dos animais não está sendo em alimentar os que conseguiram recolher. A Coordenadoria do Bem Estar Animal (Coobea) da Prefeitura de Florianópolis enviou 500 quilos de ração para Itajaí e montante idêntico para Blumenau. As entidades estão trabalhando articuladas e recebendo ração de várias partes do país.

“Agora, precisamos de vacinas e medicamentos, pois muitos animais ficaram doentes e com baixa imunidade, portanto, mais suscetíveis a doenças”, disse a AmbienteBrasil Bianca Jung, secretária da ONG Viva Bicho.

Pela internet, ela está divulgando um apelo em nome dos animais: “Eles não têm como pedir socorro, não podem se ajudar sozinhos! Não falam, mas sentem como nós! Por isso, quem puder ajudar os animais ajude, dêem comida aos que verem nas ruas, abriguem os perdidos, tentem salvar os que estão em casa ilhados, enfim, salvem estes seres desesperados, com medo, fome, frio e saudade da família”.

Segundo Bianca, está sendo encaminhado um mutirão para castrar os animais, que já conta com vários veterinários dispostos a fazer o procedimento voluntariamente.

A Coordenadoria do Bem Estar Animal de Florianópolis iniciou uma campanha de solidariedade, com as ONGs parceiras, recolhendo doações de alimentos para cães, gatos e cavalos, medicamentos, material de enfermagem, abrigos e casinhas. Confira abaixo os contatos para saber como ajudar.

POSTO DE ARRECADAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS

Centro de Zoonoses de Florianópolis
Aos cuidados de: Coordenadoria do Bem-estar Animal (Coobea)
End.: Vila Ivan Matos, ao lado do Cemitério do Itacorubi
Florianópolis (SC) – CEP 88032-005
Horário de entrega: 8 às 18h
Contato: Maria da Graça Dutra
Fones: (48) 3234-5677/ 9619-8878/ 9114-2537/ 9977-0342
E-mail: bemestaranimal@pmf.sc.gov.br
Site: http://www.pmf.sc.gov.br/bemestaranimal

Em Florianópolis, as doações serão encaminhadas para os animais do sul da ilha e comunidade do Rio Papaquara, no norte da ilha – áreas mais atingidas no município. A Campanha “Não esqueçam de nós!” também destinará doações para outras regiões do Estado.

Segue contatos de ONGs que precisam de ajuda urgente:

Blumenau

APRABLU - Associação Protetora de Animais de Blumenau
Contato: Bárbara
e-mail: aprablu@terra.com.br
Site: http://www.aprablu.com.br/

Itapema

ONG Amigo Bicho
Contato: Rosele Fatima Perozzo
(47) 3368-4758
Site: fotolog.terra.com.br/aamigofiel

Itajaí

ONG Viva Bicho
Contato: Bianca
E-mail: vivabichobc@yahoo.com.br
(47) 8425-1459 / 9903-5441
Site: http://www.vivabicho.org.br/

Joinville

ONG Abrigo Animal
e-mail: contato@abrigoanimal.org.br
(47) 3416-0734
Site: http://www.abrigoanimal.org.br/

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=42395

Nenhum comentário: