quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mundo se reúne em busca de um sucessor para o Protocolo de Quioto

Cerca de 190 países participam até o dia 13 de Dezembro de mais uma jornada de negociação para definir o substituto do Protocolo de Quioto, que atualmente regula as emissões de gases causadores do efeito estufa e que vence em 2012. A 14° Conferência das Partes sobre o Clima (COP-14) deve reunir mais de 9 mil pessoas em Póznan, na Polônia.

O Mapa do Caminho

O encontro é o meio do caminho entre a COP-13, em Bali, quando os países definiram um roteiro de negociação - o chamado Mapa do Caminho - e a próxima reunião, já marcada para 2009 em Copenhagen (Dinamarca), prazo final para se chegar a um novo acordo global sobre o clima.

Criado em 1997, o acordo de Quioto determina que as nações industrializadas devem reduzir, até 2012, as emissões de gases causadores do efeito estufa em aproximadamente 5% abaixo dos níveis registrados em 1990. Para o próximo período de compromisso, a expectativa é de que as metas sejam mais ambiciosas.

Desenvolvimento futuro da humanidade

Na abertura dos debates, o secretário executivo da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, lembrou o alerta do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) sobre a necessidade de medidas urgentes para evitar o aquecimento do planeta.

"Estamos em um cenário histórico, em um momento importante na negociação sobre mudança climática: na metade do caminho para Copenhagen. Precisamos tomar decisões importantes que irão estabelecer uma base sólida para um resultado ambicioso a ser acordado em 2009, para redirecionar o desenvolvimento futuro da humanidade."

Na agenda das delegações estão temas como a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), transferência de tecnologia entre países, financiamento de ações de mitigação e adaptação e metas quantitativas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Sustentabilidade mais cara

A crise financeira mundial - que poderá encarecer as alternativas ambientalmente sustentáveis - deverá nortear as negociações. A eleição do democrata Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos também estará na pauta da COP-14já que aquele é o único país desenvolvido que não ratificou o Protocolo de Quioto.

Os ministérios das Relações Exteriores (Itamaraty), do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia integram a delegação brasileira em Póznan. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, desembarcará na Polônia na segunda semana da COP, na fase de decisões da reunião.

http://www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2008/dezembro/03/10.asp

Nenhum comentário: