quarta-feira, 22 de abril de 2009

campanha quer proteger macacos do RS de matança

Preocupado com a matança equivocada de macacos bugios no Rio Grande do Sul, um pesquisador da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) decidiu lançar uma campanha para alertar a população. Nos últimos meses, a mídia gaúcha tem noticiado casos de pessoas que matam os bugios para prevenir a disseminação da febre amarela.

Sensíveis à doença, os macacos são os primeiros a adquiri-la, e a sua morte serve como um aviso para que os órgãos de saúde pública iniciem campanhas de vacinação. "Algumas pessoas pensam que os bugios transmitem a febre amarela aos humanos, o que é totalmente errado", explica o pesquisador Júlio César Bicca-Marques, autor da iniciativa.

No dia 3, ele começou a enviar emails e contatar os órgãos de imprensa para falar sobre o problema e intitulou a campanha Proteja seu anjo da guarda. A idéia é espalhar a informação de que o agente transmissor é um mosquito, e não os macacos. O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre e outras instituições.

Por adoecerem primeiro, os primatas dão às autoridades informações valiosas sobre a circulação do vírus. "Por isso, matá-los seria como dar um tiro que sairá pela culatra", completa Júlio César.

Principais espécies de macaco do Rio Grande do Sul, os bugios preto e ruivo, que pesam 6 kg em média, vivem sob risco de extinção. Com o habitat natural reduzido pela substituição de florestas, eles já enfrentavam caçadores e comerciantes de animais silvestres antes de virarem alvo da população.


http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3708081-EI8145,00-vc+reporter+campanha+quer+proteger+macacos+do+RS+de+matanca.html

Nenhum comentário: