O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias.
Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, apenas 4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente.
Mudar esse cenário envolve a redução de padrões sociais de consumo, a reutilização dos materiais e a reciclagem, conforme a "Regra dos Três Erres" preconizada pelos ambientalistas.
A idéia é diminuir o volume de lixo de difícil decomposição, como vidro e plástico, evitar a poluição do ar e da água, otimizar recursos e aumentar a vida útil dos aterros.
Tempo de decomposição dos resíduos:
VIDRO: INDETERMINADOPNEUS: 600 ANOS
FRALDA DESCARTÁVEL COMUM: 450ANOS
TAMPAS DE GARRAFAS: 150 ANOS
PLÁSTICO: 100 ANOS
EMBALAGENS LONGA VIDA: ATÉ 100 ANOS
COPOS DE PLÁSTICO: 50 ANOS
NYLON: MAIS DE 30 ANOS
LATA DE AÇO: 10 ANOS
ISOPOR: 8 ANOS
CHICLETES: 5 ANOS
TOCO DE CIGARRO: 20 MESES
FRALDA DESCARTÁVEL BIODEGRÁDAVEL: 1 ANO
PANO: 6 MESES A 1 ANO
PAPEL: 3 A 6 MESES
Coleta Seletiva
Veja abaixo quais os tipos de lixo que podem ser reciclados:
* PAPEL
COLETA SELETIVA:
papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa vida, listas telefônicas, livros
LIXO COMUM:
papel carbono, celofane, papel vegetal, termofax, papéis encerados ou palstificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas*PLÁSTICO
COLETA SELETIVA:
sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), canos e tubos, plásticos em geral (retire antes o excesso de sujeira)
LIXO COMUM:
plásticos termofixos (usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos)
*VIDROS
COLETA SELETIVA:
garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos (retire antes o excesso de sujeira)
LIXO COMUM:
espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores
*METAIS
COLETA SELETIVA:
latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, folhas-de-flandres
LIXO COMUM:
clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos
Fonte: Instituto Akatu
Caso não haja coleta seletiva em seu bairro ou condomínio, procure as cooperativas de catadores e os Postos de Entrega Voluntária (PEVs).
O Grupo Pão de Açúcar também possui pontos de coleta nos supermercados em todo o país. A iniciativa está sendo ampliada para outras bandeiras do grupo, como a rede Extra.
http://cienciaesaude.uol.com.br/ambiente/lixo/index.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário