quinta-feira, 7 de maio de 2009

SAIBA O QUE FAZER COM O LIXO DOMÉSTICO

O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias.

Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, apenas 4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente.

Mudar esse cenário envolve a redução de padrões sociais de consumo, a reutilização dos materiais e a reciclagem, conforme a "Regra dos Três Erres" preconizada pelos ambientalistas.

A idéia é diminuir o volume de lixo de difícil decomposição, como vidro e plástico, evitar a poluição do ar e da água, otimizar recursos e aumentar a vida útil dos aterros.

Tempo de decomposição dos resíduos:

VIDRO: INDETERMINADO

PNEUS: 600 ANOS

FRALDA DESCARTÁVEL COMUM: 450ANOS

TAMPAS DE GARRAFAS: 150 ANOS

PLÁSTICO: 100 ANOS

EMBALAGENS LONGA VIDA: ATÉ 100 ANOS

COPOS DE PLÁSTICO: 50 ANOS

NYLON: MAIS DE 30 ANOS

LATA DE AÇO: 10 ANOS

ISOPOR: 8 ANOS

CHICLETES: 5 ANOS

TOCO DE CIGARRO: 20 MESES

FRALDA DESCARTÁVEL BIODEGRÁDAVEL: 1 ANO

PANO: 6 MESES A 1 ANO

PAPEL: 3 A 6 MESES


Coleta Seletiva

Veja abaixo quais os tipos de lixo que podem ser reciclados:

* PAPEL

COLETA SELETIVA:

papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa vida, listas telefônicas, livros

LIXO COMUM:
papel carbono, celofane, papel vegetal, termofax, papéis encerados ou palstificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas

*PLÁSTICO

COLETA SELETIVA:

sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), canos e tubos, plásticos em geral (retire antes o excesso de sujeira)

LIXO COMUM:

plásticos termofixos (usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos)

*VIDROS

COLETA SELETIVA:


garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos (retire antes o excesso de sujeira)


LIXO COMUM:

espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores

*METAIS

COLETA SELETIVA:

latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, folhas-de-flandres

LIXO COMUM:

clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos


Fonte: Instituto Akatu

Caso não haja coleta seletiva em seu bairro ou condomínio, procure as cooperativas de catadores e os Postos de Entrega Voluntária (PEVs).

O Grupo Pão de Açúcar também possui pontos de coleta nos supermercados em todo o país. A iniciativa está sendo ampliada para outras bandeiras do grupo, como a rede Extra.


http://cienciaesaude.uol.com.br/ambiente/lixo/index.jhtm





Nenhum comentário: