sexta-feira, 26 de junho de 2009

1º Fórum de Bem Estar Animal acontece neste sábado Nova Friburgo


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove, amanhã, 27, das 9h às 16h, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na praça do Suspiro, o 1º Fórum de Bem Estar Animal. O evento tem como objetivo promover um grande debate sobre a qualidade de vida dos animais. Segundo teoria desenvolvida pelo professor John Webster, para o `Bem estar animal`, é necessário que o animal viva, isento de fome, sede, desconforto, dor, lesões, doenças, medo, aflição e que ainda tenha liberdade para expressar os seus comportamentos normais.

Segundo Carla Freire, funcionária da secretaria municipal de Meio Ambiente e organizadora do evento, “o Fórum será o espaço ideal para a elaboração de um projeto de lei que visa criar a Coordenadoria de Bem Estar Animal em Nova Friburgo, através de discussão democrática entre comunidade, ongs e entidades afins”.

A abertura do Fórum está prevista para as 9 horas, com a exposição de um vídeo de sensibilização. Em seguida, serão apresentados os convidados que comporão a mesa. Às 9h30, o secretário municipal de Meio Ambiente, o engenheiro Ivison Soares Macedo, irá proferir palestra. Às 10h, o advogado especialista em Legislação, do Rio de Janeiro, Daniel Braga Lourenço, falará sobre o tema `Direito à vida`. Em seguida, haverá um grande debate, com um mediador organizando as perguntas e sugestões da platéia, sobre os temas apresentados.

O horário das 12h às 13h30 está reservado para almoço. O Fórum retorna com a apresentação de ongs, inscritas antecipadamente. Às 14h, o 1º Fórum de Bem Estar Animal de Nova Friburgo receberá a palestrante Maria da Graça Dutra, coordenadora do projeto Bem Estar Animal de Florianópolis/SC, que falará sobre: controle populacional, guarda responsável e causas e conquências de abandonos. Maria da Graça é formada em História e Geografia, trabalhou como voluntária na Fundação Altarriba Amigos dos Animais, em Barcelona, e tornou-se delegada da mesma instituição no Brasil.

Após a palestra de Maria da Graça, haverá um tempo para que os participantes tirem suas dúvidas ou dêem sugestões e, às 15h30, encerrando o evento, está prevista discussão sobre a importância do projeto de lei para a criação da Coordenadoria de Bem Estar Animal de Nova Friburgo. O evento é gratuito.

http://www.friweb.com.br/exitofriweb/noticia1771-nova+friburgo+1%C2%BA+f%C3%B3rum+de+bem+estar+animal+acontece+neste+s%C3%A1bado.html

Nenhum comentário: