terça-feira, 29 de março de 2011

Burne - O Cão Queimado - Vet Clinic Complexo Veterinário




O pior é que as pessoas que tem coragem de cometer um ato assim são aquelas que ficam horrorizadas com as atrocidades cometidas contra o "animal homem".
Eu pergunto:
Qual a diferença?
São seres vivos, a dor e o medo são iguais o que sentimos... A única diferença é que eles ñ conseguem entender o pq e é oq os torna mais especiais ainda... Pois mesmo passando por momentos horríveis, o coração é tão puro que voltam a confiar nos seres humanos

sexta-feira, 18 de março de 2011

Bebê elefante grita e chora enquanto é torturado durante "treinamento"


O fotojornalista Brent Lewin passou dias andando pelas florestas de Burma em uma moto, na esperança de registrar em filme como os elefantes eram “treinados” antes de serem contrabandeados para fora de Burma, e vendidos como escravos para circos e shows de rua na Tailândia. Sua premiada fotografia está chocando os que a veem.

Durante o treinamento que Lewin testemunhou, e reportou ao canal MSNBC, uma bebê elefante tenta, em vão, se livrar dos golpes que irá tomar. Sua mãe está amarrada em um local onde pode ver o que estava acontecendo. Lewin disse, “Eu nunca tinha escutado um elefante gritar daquela maneria antes.”

A bebê foi espancada até que começasse a chorar e seu espírito partir – esse era o objetivo. Durante essas sessões de treinamento, animais são comumente amarrados, espancados por dias e largados sem comer. Completou Lewin, “Houve um ponto que a elefante simplesmente se conformou com o que estava acontecendo e ficou parada, a vida dos seus olhos desapareceu. Seu olhar era uma assombração.”

Elefantes que são forçados a se apresentar em qualquer tipo de ato são violentados até que aceitem. Outro caso recente, não muito distante daqui, é com o circo estadunidense Ringling Bros, cuja campanha da PETA para retirar e acabar com o uso de animais foi baseada em fotos e vídeos que comprovaram os maus-tratos.

Fonte: ANDA/Tiago Claus

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cão Pinpoo é encontrado 14 dias depois de desaparecer no Aeroporto Salgado Filho


Foto:Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Pinpoo foi entregue pelo sargento Ribas para Nair na noite de quarta-feira




http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3242974.xml

Campanha quer combater os maus tratos e o abandono de animais

Umuarama – Discutir soluções para o aumento da população de animais abandonados e combater a prática do mau trato, são alguns dos focos do Seminário de Guarda Responsável que acontece hoje, às 19hs no Anfiteatro do Campus III da Unipar.
A campanha criada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) nasceu em Curitiba e chega a Umuarama, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade sobre questões como: relação homem, animal e meio ambiente; a população de animais de rua; maus tratos e o risco a saúde pública. “Algumas pessoas simplesmente não se preocupam com as condições necessárias para manter um animal antes de comprar ou adotar um, e quando resolvem que não querem mais ficar com ele, simplesmente o descartam. A partir daí esse animal abandonado se transforma um problema de todos, inclusive de saúde pública”, destacou o representante umuaramense da CRMV-PR e médico veterinário, Sérgio Toshihiko Eko.
Ao falar sobre saúde pública, Eko cita como exemplo os frequentes ataques de animais. “Existes animais de raças que são naturalmente mais agressivas, e eles exigem cuidados especiais. Se o dono não souber como tratá-lo poderá abrir precedentes para que ele fuja e cause sérios riscos à vida”, alertou.

Único abrigo da cidade está superlotado

Umuarama - Cães e gatos abandonados em Umuarama têm um só destino: a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), o canil da dona Iracema. O problema é que há anos o local não é revitalizado e os recursos para sua manutenção são escassos. Sem melhorias na estrutura e sem dinheiro para manter os mais de 700 animais que abriga atualmente, Iracema já não pode receber novos bichinhos. “Abrimos exceção apenas para animais doentes, filhotes e fêmeas com cria”, informou ela.
Para sustentar o Saau, Iracema recebe da Prefeitura Municipal a quantia de R$1 mil por mês, o município também paga a conta de luz e água, mas a ajuda significativa vem mesmo, de acordo com Iracema, das doações da comunidade. “Tenho muito que agradecer, pois a comunidade tem nos ajudado muito. Sem essas doações não teríamos como comprar alimento e medicamentos”, acrescentou Iracema Prado Drumont.

Projeto de castração gratuita está em fase de estudo

Umuarama – Permitir a castração gratuita de cães é o objetivo do projeto de autoria do vereador municipal Hermes Pimentel.
O vereador pretende concluir o projeto dentro de aproximadamente 90 dias e então submetê-lo à votação na Câmara Municipal de Vereadores.
Caso seja aprovado, o projeto prevê a liberação de verbas municipais para o procedimento que objetiva o controle de natalidade dos animais. “Seria aberto um processo licitatório para escolha de uma clínica de tratamento animal. A que oferecer um menor preço, passaria a ser responsável pelos procedimentos”, explicou Pimentel.
Ainda em fase de estudo, o projeto indicará um limite de castrações mensal e critérios para escolha dos beneficiados. “Teremos que ter um número limite para que o convênio possa ser firmado e também a fixação de uma renda para que o benefício seja concedido. Do cadastro só poderiam participar famílias que não tem condições financeiras para arcar com as custas do procedimento”, completou o vereador.


http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Campanha%20quer%20combater%20os%20maus%20tratos%20e%20o%20abandono%20de%20animais%20&NotID=1108

Aposentada não reconhece Pinpoo e retoma busca

Porto Alegre - A aposentada Nair Flores, de 64 anos, não retirou o cão que lhe foi apresentado como Pinpoo, seu animal de estimação, da clínica na qual o animal foi internado pela Gollog na zona norte de Porto Alegre. Ela optou por não ficar com o cachorro porque está convicta de que ele não é o bicho extraviado pela transportadora no dia 2 de março.

"Assinar o termo de recebimento seria reconhecer que o cão é o Pinpoo e isentaria a empresa da responsabilidade pela perda do meu animal de estimação", justificou Nair. Mesmo que esteja impedida por uma torção de tornozelo de sair às ruas para colar cartazes, a aposentada anunciou que vai retomar as buscas do jeito que for possível, com ajuda de pessoas que gostam de animais.

A angústia da aposentada começou no dia 2 de março, quando ela foi informada de que o cão que havia despachado de Porto Alegre para Vitória não chegaria ao seu destino porque teria fugido da gaiola no pátio do aeroporto. De volta à capital gaúcha, ela passou a procurá-lo nos arredores do Salgado Filho. Na segunda-feira, um cachorro quase igual a Pinpoo foi mostrado à aposentada no aeroporto e encaminhado pela Gollog a uma clínica para tratamento e banho. Na noite de ontem, ao visitar o animal, Nair percebeu que ele era diferente do que estava extraviado, por ter pelo mais claro e não reagir com alegria à presença dela.

Diante do impasse, o suposto Pinpoo ficou internado à espera de uma decisão da Gollog. Um exame de DNA, oferecido pela empresa e também por um programa de televisão, pode esclarecer se o animal é o que foi extraviado ou não. Se for, o caso será encerrado. Se não for, como diz acreditar a aposentada, o animal, que está sob responsabilidade da companhia aérea, será encaminhado à adoção. A assessoria de imprensa da Gollog informou também que a empresa considera o caso "atípico" porque já transportou mais de cem mil animais sem ter qualquer problema semelhante.


http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/03/16/aposentada-nao-reconhece-pinpoo-e-retoma-busca.jhtm

quinta-feira, 3 de março de 2011

Biólogos decretam fim do puma no leste dos EUA

Biólogos federais anunciaram o fim dos pumas no leste dos Estados Unidos, espécie que durante muito tempo constou na lista de animais ameaçados de extinção.

A Fish and Wildlife Service, agência do governo americano responsável pela proteção da fauna silvestre, disse que não há mais nenhuma espécie nessa região em específico.

Com a declaração, o puma do oriente será removido da lista de animais ameaçados.

Embora ainda sejam vistos pumas em Maine e na Carolina do Sul, o serviço americano sustenta que esses felinos se enquadram em outras categorias.

Esses animais vieram de outras áreas dos EUA, como do sul e do oeste, ou escaparam ou foram soltos de cativeiros. (Fonte: Folha.com)


http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/03/03/67073-biologos-decretam-fim-do-puma-no-leste-dos-eua.html

Polícia Civil ministra curso de capacitação para atendimento de animais vítimas de maus tratos

A Polícia Civil de Ribeirão Preto, em parceria com ONG's e Sociedades Protetoras de Animais, ministrou na última segunda-feira, 28 de fevereiro, junto a Academia de Polícia Civil - Núcleo Ribeirão Preto, o “1º Curso de Capacitação para Atendimento de Ocorrências de Maus Tratos a Animais”, tendo dele participado policiais civis que trabalham no Setor de Proteção aos Animais da cidade e em plantões policiais, policiais militares, funcionários da Zoonoses, das ONG's e advogados representantes da OAB.O curso buscou sensibilizar os participantes para a causa animal, fornecer-lhes informações fundamentais para o desempenho das atividades rotineiras e prepará-los para a imediata solução no atendimento de maus tratos a animais, conhecendo todos os procedimentos a serem adotados, desde a denúncia, até a futura adoção do animal, nos casos em que esta for a medida necessária.

A capacitação, que foi ministrada pela médica veterinária Ana Lúcia, foi muito elogiada pelos participantes, motivo pelo qual, já estão sendo discutidas datas futuras para novo curso, abrangendo um número cada vez maior de policiais civis e integrantes das demais corporações, ONG's e representantes da OAB.

http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/news/article.php?storyid=1153

Sozinha, a petrolífera Exxon Mobil polui mais do que muitos países

A especialista em Mudanças Climáticas e Sequestro de Carbono, da Universidade Positivo (Curitiba), Mônica Pinto, que concedeu entrevista a jornalista Andrea Margon, de Vitória (ES), está preocupada com o impacto da exploração do pré-sal. Diz ela:

“Para se ter uma ideia do impacto da indústria petrolífera, basta dizer que a Exxon Mobil, a maior companhia do mundo no negócio de petróleo e gás, tem parcela superior na emissão mundial de gases de efeito estufa – com ênfase para o dióxido de carbono - do que a maior parte de países inteiros. Em outros termos, se fosse um país, a companhia seria o sexto maior do planeta em emissões de C02, ultrapassando inclusive nações desenvolvidas como o Canadá e o Reino Unido”.

Já no caso da Petrobras, Mônica Pinto destaca:

“Passando ao caso brasileiro, a Petrobras tem se mostrado razoavelmente atenta à nova ordem. Lançou o Projeto Estratégico Mudança Climática, incorporado a seu Planejamento Estratégico 2020, em que estabelece indicadores, metas e políticas relativos às suas emissões de CO2 e à eficiência energética. Trata-se de um exercício de sensatez porque nenhum país que tenha reservas de petróleo abrirá mão de usá-las. Isso é utópico, ainda mais tendo em vista que o mundo está longe de exterminar a dependência de combustíveis fósseis, que se verifica em maior ou menor grau conforme cada Nação. O que se mostra absolutamente fundamental é investir concretamente nas alternativas viáveis no campo da geração energética renovável, com a urgência que o cenário requer. Sempre digo que se observam hoje avanços no campo da qualidade ambiental, mas não na velocidade desejável, pois a Terra tem pressa”.


http://www.portogente.com.br/comente/index.php?cod=41853

Ibama veta animais em desfile de escola de samba, diz MPF

Tom Maior pretendia levar jaguatirica para Sambódromo do Anhembi.
Ibama disse que não recebeu pedido, mas negará eventual solicitação.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que a escola de samba paulistana Tom Maior ainda não fez nenhum pedido para a utilização de animais silvestres no desfile de sexta-feira (4), mas já avisou que uma eventual solicitação será recusada imediatamente. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2) pelo MPF, que cobra explicações da agremiação sobre o assunto.

A Tom Maior tem até o final desta quarta-feira (2) para deixar claro se pretende, ou não, levar uma jaguatirica e um outro bicho para o Sambódromo do Anhembi. Para o Ibama, conforme informações do MPF, a exposição dos animais no desfile "configuraria, sem sombra de dúvidas, uma grave situação de maus-tratos, ato ilícito pela Lei de Crimes Ambientais".

Em reportagem publicada no último dia 17 pelo jornal "O Estado de S. Paulo", o presidente da escola, Marko Antonio da Silva, disse que queria levar à avenida uma jaguatirica e um outro animal, uma suçuarana ou um lagarto, mas que não considerava pedir autorização ao órgão ambiental por temer que ela fosse recusada. "A ideia é não falar, porque eles não vão autorizar e vão estragar nosso feito", afirmou, segundo a reportagem.

Nesta quarta-feira, Silva não quis se pronunciar a respeito e afirmou que a resposta ao MPF é uma "decisão interna" da Tom Maior. Tanto a jaguatirica quanto a suçuarana são animais ameaçados de extinção. A escola fará uma homenagem a São Bernardo do Campo, no ABC, no desfile deste ano e convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da apresentação.

http://g1.globo.com/carnaval/2011/noticia/2011/03/ibama-veta-animais-em-desfile-de-escola-de-samba-diz-mpf.html