quarta-feira, 4 de junho de 2008

Tartarugas de Galápagos escapam ilesas de lavas de vulcão

da France Presse, em Quito

O vulcão Cerro Azul, nas ilhas equatorianas Galápagos, não está mais em erupção, mantendo a salvo a fauna local --incluindo as famosas tartarugas gigantes, que vivem nos arredores do vulcão.

Guilhermo Granja/Reuters
Tartarugas gigantes não foram afetadas pelas lavas do vulcão Cerro Azul, segundo comunicado do Parque Nacional Galápagos
Tartarugas gigantes não foram afetadas pelas lavas do vulcão Cerro Azul, segundo comunicado do Parque Nacional Galápagos

De acordo com o PNG (Parque Nacional Galápagos), depois de uma intensa elevação de lava, entre quinta-feira (29) e domingo (1º), paralisou-se o processo eruptivo do Cerro Azul, situado na ilha Isabela (a maior do arquipélago), onde a população está a cerca de 40 km da cratera.

O PNG anunciou que a lava percorreu cerca de 10 km sem provocar incêndios florestais e afetou, unicamente, espécies de flora.

Ainda segundo a nota do parque, guardas florestais e vulcanologistas confirmaram que o vulcão deu uma trégua após caminharem durante um dia e meio para chegar ao local, acrescentando que o novo fluxo de lava se juntou aos já solidificados das erupções de 1978 e 1998.

Além do Cerro Azul, há outros quatro vulcões ativos em Galápagos, entre eles o Sierra Negra, que registrou uma erupção importante em outubro de 2006, e La Cumbre, que lançou material durante três meses em 1995.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u408698.shtml

Nenhum comentário: