A apreensão dos animais ocorreu em uma residência situada no bairro Sandra Regina, na cidade de Barreiras, local em que a equipe chegou através de uma denúncia feita àquela Gerex. Como conseqüência, o infrator foi multado em R$19 mil e responderá por manutenção de animais silvestres em cativeiro conforme determina a lei nº 9.605/98.
Os pássaros estão sob observação no Núcleo de Fauna do Ibama em Barreira e serão posteriormente encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas em Brasília/DF a 620 Km de Barreiras.
Segundo o Gerente Executivo do Ibama em Barreiras, Zenildo Soares, em menos de dois meses já foram apreendidos 302 pássaros na região Oeste da Bahia, sendo que 264 estavam sendo transportados para comércio irregular em grandes centros (Salvador e Brasília).
“As operações serão intensificadas ainda mais em parceria com a Polícia Rodoviária Federal-PRF que auxilia o Ibama na realização de blitz nas quatro BR´s que cortam a região”, garante Zenildo. As BR´s 020 (Brasília-Fortaleza), 135 (Minas Gerais-Piauí), 242 (Bahia-Tocantins) e 349 (Bahia- Sergipe).
Zenildo destacou ainda a importância da contribuição da população nesse processo ao ligar para a Linha Verde do Ibama (0800 61 8080) e registrar os ilícitos ambientais. “Com as denúncias em mãos podemos estar realizado as ações de fiscalização com maior eficiência, pois uma programação planejada com antecedência tem muito mais efeito” declarou o gerente executivo.
Carlos HumbertoAscom/Ibama/BA
http://www.renctas.org.br/pt/informese/noticias_nacional_detail.asp?id=2369
Nenhum comentário:
Postar um comentário