quinta-feira, 25 de setembro de 2008

China: Orangotango é o primeiro animal atingido por leite contaminado

Xangai (China), 25 set (EFE).- O escândalo do leite adulterado com melamina, que já causou problemas a mais de 53 mil crianças, se estendeu agora aos animais, após serem detectados cristais na urina de um orangotango que bebeu leite em pó de uma das marcas contaminadas, informou hoje o jornal "Shanghai Daily".

O animal, de 15 meses, tomava leite da marca Sanlu, a primeira na qual foi detectada melamina, porque seus cuidadores consideravam que era a melhor para a absorção do cálcio.

"Estes cristais mostram sinais incipientes de uma pedra", disse um dos veterinários que atendeu o orangotango após detectar uma cor amarela estranho na urina do animal, que vive no zôo da cidade chinesa de Hangzhou, no leste do país.

Segundo os cuidadores, estes animais gostam de leite e tanto o orangotango doente quanto seu irmão, que também passou por exame veterinário, costumavam tomar um "saco grande" todas as semanas.

O zôo já anunciou que enviará outros animais que tomaram leite Sanlu ao veterinário para um exame completo nos próximos dias.

O leite contaminado com melamina, substância química que engana os detectores de proteínas e que produz cálculos renais, já provocou a morte de quatro bebês na China.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2008/09/25/ult1766u28095.jhtm

Nenhum comentário: