quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Animais silvestres em área urbana: causa pode ser desmatamento

No meio dessa semana, a população de Fátima do Sul foi surpreendida pela aparição de dois tamanduás na área urbana da cidade. Capturados pelo Corpo de Bombeiros, os animais iriam ser avaliados sobre suas condições físicas, e devolvidos ao habitat natural.

Nesse contexto, o habitat acaba sendo a principal motivação para a fuga dos animais. Segundo o biólogo do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), Elson Borges, o desmatamento força os animais a buscar novos locais para viver. “Sem o habitat, eles precisam buscar novas fontes de alimentos. O desmatamento, incêndios, enchentes e até a expansão de lavouras pode espantar os animais e trazê-los para a região urbana”, explica Elson.

A vinda para a cidade é causada pela falta de orientação, no caso dos tamanduás. Élson reforça que a população não deve tentar capturar qualquer espécie selvagem, por motivo de segurança. “O tamanduá, por exemplo, é um animal pacato. Você pode passar do lado dele que não irá fazer nada. Porém, ao sentir-se em perigo, ele vai se defender, utilizando principalmente as fortes e grandes unhas. O famoso ‘abraço do tamanduá’, dependendo da situação, pode matar um homem”, alerta o biólogo.

A orientação para a população é informar ao Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar Ambienta do município para que esses órgãos realizem a captura dos animais.

http://www.corumbaonline.com.br/novo/home/#

Nenhum comentário: