segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Baleias jubarte dão show em Abrolhos (BA)

Gritos e muita emoção. Essas são as reações mais comuns entre os turistas que se aventuram entre os meses de junho e novembro em um passeio de duas horas e meia, em lancha rápida ou catamarã, que leva até Abrolhos, no sul da Bahia. Nessa época, as baleias jubarte deixam as águas geladas da Antártida e chegam na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, deixando os visitantes do arquipélago de queixo caído.
As baleias jubarte são dóceis e têm um tamanho que foge da escala normal dos animais que conhecemos. Elas habitam todos os oceanos e, no Brasil, escolhem as águas quentes da costa brasileira para se reproduzirem e darem à luz os filhotes. Ver esse gigante mamífero milenar a menos de cem metros do barco em um show aquático sincronizado com direito a saltos, esguichadas de água pelo dorso e brincadeiras é realmente inesquecível. Além de vê-las pular e mostrar a cauda, também é possível ouvir seu famoso canto, com a ajuda de um equipamento chamado hidrofone.

Com 90.000 hectares de área, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é a principal área de reprodução dessa espécie no Atlântico Sul Ocidental, pois tem condições de temperatura e profundidade adequadas. Segundo dados do IBJ (Instituto Baleia Jubarte), ONG criada para a preservação da espécie, levantados em 2005, Abrolhos recebe cerca de 6.000 indivíduos por ano.
Ciclo de reprodução das baleias jubarte

As baleias se reproduzem na região, voltam para a Antártida e, no ano seguinte, retornam ao litoral brasileiro para terem seus filhotes. Elas se alimentam de pequenos peixes e do krill, uma espécie de camarão, na Antártida, e armazenam os nutrientes para consumirem durante os meses de reprodução. Uma jubarte adulta fêmea mede até 16 metros de comprimento e pesa até 40 toneladas. Segundo Eduardo Camargo, coordenador regional do IBJ em Caravelas, a Megaptera novaeangliae, nome científico da jubarte, vive cerca de 70 anos.

O período de gestação das jubarte é de 9 a 12 meses. Os filhotes nascem com cerca de 4m de comprimento e pesam duas toneladas. Eles consomem cem litros de leite por dia, que é lançado na água pela mãe, pois as baleias jubarte não têm glândula mamária externa, e acompanham a mãe até se tornarem adultos.

A população mundial de baleias jubarte já chegou a ter 150.000 indivíduos, mas hoje está estimada em quase 25.000 baleias. As jubarte estão na Lista Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção do Ibama. O turismo de observação de baleias é uma das formas encontradas para a preservação da espécie.

http://viagem.uol.com.br/ultnot/2008/10/20/ult4466u423.jhtm

Nenhum comentário: