quarta-feira, 10 de junho de 2009

Organização cancela rodeio em Festa do Peão de Descalvado

Uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo proibiu a utilização de qualquer equipamento que cause dor ou inquietação aos animais na Festa do Peão de Descalvado. Segundo os organizadores, sem os acessórios, os animais não pulam, por isso as provas foram canceladas.

O TJ manteve uma liminar da 1ª Vara Cível da cidade com a proibição. A ação foi proposta pelo Ministério Público e, entre os argumentos da promotoria, está que os rodeios prejudicam a educação ambiental já que vinculam o sofrimento dos animais com a diversão.

O veterinário responsável pela festa, Paulo Campos, explica que o equipamento não machuca o animal. “No Brasil, é feita uma roseta lisa e o material não causa dor e nem ferimento”, destacou.

O empresário Cosme Camilo é dono da companhia de rodeio contratada para fornecer os touros. Com a decisão, o serviço de sua empresa foi cancelado. “Já rodamos o Brasil inteiro e eu nunca vi uma situação dessas”, afirmou.

A organização pretende recorrer mais uma vez para garantir o rodeio nas próximas edições do evento. O secretário de Esportes e Turismo da cidade, Paulo Saggiorato, afirmou que nesta edição o rodeio será substituído por outras atrações. “Nós estamos trazendo outras modalidades de rodeio, demonstração de cão de pastoreio, adestramento de cavalos e também um show com motociclistas”, afirmou.

A população está dividida com relação à realização do rodeio, mas a maioria das pessoas entrevistadas pela equipe da EPTV é favorável à decisão. “Eu achei a decisão boa, porque eu não gosto e acho que os animais sofrem”, afirmou a empregada doméstica Márcia Moraes.

“A gente tem que ver as duas partes. A parte da diversão e a parte do animal”, destacou o mecânico de manutenção Luiz Carlos da Silva.

A Festa segue até domingo (14). Em São Carlos, a prefeitura também não liberou a realização de rodeios por recomendação do Ministério Público.

http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?260679

Nenhum comentário: