quinta-feira, 23 de julho de 2009

Projeto castração reforça vigilância ambiental em Tupã

Parceria entre Prefeitura e Associação Protetora dos Animais reforça vigilância ambiental em Tupã
Objetivos dessa parceria, também é importante divulgar os benefícios das castrações, tentando conscientizar a população a castrar seus animais

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria de Agricultura em parceria com a ASPAT (Associação Protetora dos Animais), há anos trabalham juntas no Projeto de Castração. O Projeto visa à castração de animais de pequeno e médio porte e tem como objetivo atender animais de rua e animais cujos proprietários não têm disponibilidade financeira para pagamento das castrações, e para atendimento, voluntários da ASPAT fazem visitas nas casas para definição e agendamento dessas castrações.

O trabalho teve inicio com o apoio do Governo de Tupã castrando 10 animais por mês, e esse ano o prefeito, Waldemir Gonçalves Lopes e o Secretário Edson Orival Schiavon, decidiram aumentar para 20 castrações mensais, pois acreditam que castrar é a melhor solução para acabar com o abandono.

Para atingir os objetivos dessa parceria, também é importante divulgar os benefícios das castrações, tentando conscientizar a população a castrar seus animais, mostrando que o controle é uma das melhores soluções para acabar com os maus tratos e super população de animais.

Segue abaixo um breve relato escrito e enviado pela ASPAT (Associação Protetora dos Animais), falando sobre os benefícios das castrações.

Carta da ASPAT à População

A Associação Protetora dos Animais de Tupã, ASPAT, ONG não governamental e sem fins lucrativos vem realizando o controle populacional de animais caninos e felinos desde 1998, graças a esse engajamento foram realizadas mais de cinco mil castrações, chegando a um numero Recorde quando beneficiou 758 animais de população carente e recolhidos das ruas.

É provado, por experiências praticas e estudos ecológicos, que o simples sacrifício dos animais errantes e não errantes não é a solução adequada e humanitária a superpopulação. Em contraposição a castração mostrou-se o método mais eficaz e adequado para o controle da população animal, prevenindo crias indesejadas sujeitas ao abandono, aos maus-tratos, a procriação exacerbada dos descendentes, a proliferação de doenças e extermínio indiscriminado.

Segundo Jefferson Aparecido Guilen Soares calcula-se que duas fêmeas felinas não castradas podem dar inicio a uma população de uma média de 174.760 gatos em menos de sete anos, numero este impossível de ser controlado sem uma verdadeira carnificina e que seria perfeitamente evitado pela prática da castração.

Em relação aos caninos, calcula-se que nascem em uma proporção quinze cães para cada bebe humano. O que significa que cadelas não castradas podem produzir um número muito maior de cães por ano do que a sociedade pode sustentar.

É fato que a castração evita o nascimento de milhares de animais enquanto o sacrifício elimina de forma cruel e não é aceito por valores éticos e morais pela população contemporânea um numero muito pequeno de indivíduos em relação aos que vão continuar nascendo e trazendo os mesmos problemas para a população e para os próprios animais, isto é, enquanto houver abandono de animais, e estes não forem castrados, nada será resolvido. É fato ainda que o método da castração seja o mais eficaz até mesmo no combate a leishmaniose e outras possíveis doenças infecciosas, que se alastram rapidamente tornando-se difíceis de serem controladas quando há uma superpopulação de hospedeiros, no caso, os cães.

A esterilização é uma medida aprovada por todos os movimentos a favor dos direitos e bem-estar de animais nacionais e internacionais, órgãos de pesquisa da área e pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.

No municio de Tupã alem das castrações pagas pela Prefeitura Municipal, existe um trabalho que em relação a maioria das cidades, é inédito, embora pequeno devido ao fato de ser exercido arduamente somente pela boa vontade de voluntários que não são remunerados por sua dedicação a ONG, trabalho que se mostra eficaz, ocupa o segundo lugar no ranking de castrações do estado, que é tido como modelo e referencia.

A ASPAT defende os direitos animais e da população quando se coloca com a pretensão de dar continuidade a pratica ética, atualizada, eficaz, humanizada e consciente que é a castração.

http://unisite.com.br/Politica/23800/Projeto-castracao-reforca-vigilancia-ambiental-em-Tupa.xhtml

Nenhum comentário: