quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A não castração em animais domésticos pode causar doenças

Descubra quais os benefícios que a castração trás ao seu bichinho de estimação.

A castração é recomendada para cães e gatos. Os veterinários explicam que a castração é indicada no fim do período de vacinação.

A Veterinária Marta explica que devido à grande quantidade de cios que a cadela tem durante a vida é importante que ela tenha filhotes pelo menos uma vez por ano, pois assim o índice de que ela contraia graves doenças no futuro, como câncer nas mamas, tumores, nódulos, e problemas no sistema reprodutivo, diminuem.

No caso dos machos a castração é importante, pois, eles têm como habito marcar território fazendo xixi em vários lugares da casa, a castração evita isso e diversos tipos de problemas na próstata.

No caso das fêmeas as doenças que podem ser evitadas com a castração são infecções uterinas, tumores de ovário e cistos. Já no caso dos machos os tumores de testículo, prostatite e tumores na próstata têm grandes chances de serem evitados com a castração.

A tendência é que os animais castrados engordem após a castração, pois, o metabolismo deles muda. É ai que os donos devem ter um cuidado redobrado com seu bichinho não deixando que ele se torne sedentário, pois, animais obesos tendem a ser mais lentos e cansados.

A castração é recomendada também para animais que são muito bravos e possessivos que não obedecem e às vezes agridem até o próprio dono.

Lembrando que a castração muda diversos hábitos do cão, mas, não seu instinto protetor, e o melhor de tudo é que protege seu animal de graves doenças mantendo-o por mais tempo com você.

Por: Hanna Zamboni - ABCD Net News


http://www.tvabcd.com.br/noticias/1806/a-nao-castracao-em-animais-domesticos-pode-causar-doencas

Nenhum comentário: