domingo, 11 de maio de 2008

Mianmar: animais dos sobreviventes do ciclone Nargis também precisam de ajuda urgente

Uma equipe de emergência veterinária da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) está a postos na Tailândia, aguardando autorização para entrar na Mianmar devastada pelo ciclone e aliviar o sofrimento de milhares de animais que são fundamentais à subsistência dos sobreviventes, tanto como alimento quanto como meio de vida.

A WSPA tem recebido atualizações diárias da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), enquanto se prepara para a intervenção.

Para Philip Russell, Diretor de Gerenciamento de Desastres da WSPA, a sobrevivência dos animais está intimamente ligada à sobrevivência das famílias da região:

– Ninguém, entre governos, ONGs humanitárias e criadores, tem os recursos para cuidar desses animais, muitos dos quais são propriedade de famílias paupérrimas. Se os animais que sobreviveram morrerem, o meio de subsistência de milhares de pessoas também irá desaparecer.

Ele acrescentou que, de acordo com o que a WSPA costuma constatar em situações de desastre como essa, muitas famílias precisarão vender os animais que restaram a preços baixíssimos para garantir um mínimo de dinheiro para subsistência, principalmente porque no momento elas não têm como manter esses animais.

O Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW) e a Sociedade Humanitária dos Estados Unidos (HSUS) estão planejando se juntar à equipe de emergência da WSPA para ajudar os animais.

Uma forma de impedir a disseminação de doenças é separar os animais em baias temporárias. Ração de emergência também será necessária, uma vez que é improvável que exista nos campos alimento para o gado sobrevivente, assim como feno.

Umidade, sistema imunológico baixo, doenças endêmicas como a aftosa e campos apinhados de animais geram um ambiente contagioso, propício a doenças.

A WSPA vai aconselhar os veterinários de animais de produção do governo sobre como realizar tratamentos preventivos na forma de antibióticos, vacinações e vermifugações.– A WSPA trabalha para alinhar bem-estar animal e agendas humanitárias de redução de pobreza, fome e doenças em humanos – disse Russell.

Para fazer um donativo à WSPA, favor visitar www.wspa-international.org


fonte: http://www.wspabrasil.org/news.asp?newsID=593&type=0

Nenhum comentário: