Oitenta ursos negros asiáticos em risco de extinção, mantidos ilegalmente em fazendas, poderão ser removidos pelas autoridades vietnamitas.
Em 2005 o Vietnã anunciou que pretendia acabar com as fazendas de ursos e introduzir uma lei que permitiria o confisco desses animais sem microchip encontrados nessas propriedades. A WSPA, junto com a Unidade de Proteção Florestal do Vietnã, identificou com microchips todos os ursos do país a fim de monitorar as fazendas e não permitir a entrada de novos animais nessa indústria.
Justin Gosling, Gerente do Programa de Vida Selvagem da WSPA na Ásia, comenta:
- Após sete meses, o destino desses ursos ainda está indeciso. O governo da província de Quang Ninh, que irá tomar uma decisão até 15 de maio de 2008, precisa agir agora para evitar mais sofrimento desnecessário dos ursos. Eles devem ser confiscados de acordo com a lei e soltos num santuário disponibilizado pela Animals Asia Foundation.
Esses 80 animais poderão ser submetidos a dor e sofrimento causados pela extração diária de bile, que é desnecessária, uma vez que existem alternativas para substituir a bile na medicina tradicional. A embaixada vietnamita brasileira foi contatada mas não se pronunciou sobre o assunto.
Gosling complementa:
- Uma descoberta alarmante tem causado ainda mais preocupação: a indústria de turismo, alimentada pelas fazendas de ursos na província de Quang Ninh cresceu, turistas visitam as fazendas para consumir carne e bile de ursos e assistir a demonstrações do processo de extração. O governo precisa agir imediatamente para assegurar o fim definitivo dessas fazendas no país.
Se você se preocupa com a situação desses ursos, envie um e-mail para a embaixada do Vietnã no Brasil antes de 15 de maio.
http://www.wspabrasil.org/news.asp?newsID=591
Nenhum comentário:
Postar um comentário